terça-feira, 4 de maio de 2010

DEMOCRACIA E NOSSO DIREITO DE IR E VIR


Publicado em Opiniao, do Diário de Pernambuco
04.05.2010


Nos dias atuais a sociedade vive em total sobressalto. O direito democrático de ir e vir não existe, mesmo sendo um preceito constitucional.Aliás, saúde e educação também estão previstos na Carta Magna, contudo, não desfrutamos desses direitos.


São algumas das mazelas deixadas por diversos governos que se sucederam, mas esses problemas não foram corrigidos.Se falarmos da segurança pública, estaremos repetindo o que todos nós sabemos. As falhas, omissões e despreparo são as mesmas a nível nacional.


Por vários anos o crime avançou a passos largos, e por mais que se esforcem as polícias - e de fato ocorre algum progresso aqui em Pernambuco -, a forma como atuam os meliantes ainda é maior, gerando o temor da população em todos os níveis sociais.


Por outro lado, temos os movimentos de reivindicações que se avolumam e a forma mais “sensata” que encontraram foi a do protesto público que seria válido, caso não prejudicasse a sociedade como um todo.


Esse caos acontece com muita freqüência e atormenta o cotidiano das cidades impedindo o nosso direito de ir e vir, além de causar prejuízos os mais diversos por conta desses atos absurdos.Como exemplo gritante e inadmissível temos o do MST que seria melhor denominado - MOVIMENTO SEM TRÉGUA -, que invade repartições, fazendas produtivas, bloqueiam estradas, ruas e promovem uma verdadeira arruaça com a anuência e inércia das policias e o pior, amparados pelas leis frágeis e permissivas que temos.O poder público assiste a tudo isso, dando um notório aval a desordem, bagunça e anarquia. Ora, a democracia não existe para permitir esse tipo de coisa...


O uso da força é válido para que seja mantida a ordem pública, contudo, no Brasil ela não é exercida, parecendo que as autoridades temem as famigeradas ONG´s que defendem os direitos humanos que se tornam ilegítimos no presente caso, pela forma como agem seus componentes, tolhendo o direito dos outros.Esses atos de vandalismo são considerados crimes, porém, nada acontece com seus protagonistas gerando a eterna impunidade, ou seja, estimulando para que novas práticas da espécie aconteçam.


Esse quadro denigre a verdadeira democracia e confere espaço para a ampliação da violência, que toma conta do Pais sem rumo e sem controle.Tudo tem limite e não sabemos até onde, a sociedade vai suportar esses excessos descabidos sob todos os aspectos.É sabido que violência gera violência. E se esses desocupados acham que tem esse direito, imaginemos se todos nós assim procedermos em nossas reivindicações? Aonde iremos parar?


Cabe, pois, uma reflexão profunda e acurada das autoridades constituídas, buscando revisar as leis que dão guarida a esses que promovem a desordem social no Brasil sob pretexto de lutarem por seus direitos...Com todo o amparo político que possuem e tendo quem os financie em suas caminhadas nefastas, esquecem que “direito tem quem direito anda” e ainda, que o direito do cidadão termina quando começa o do seu semelhante...