domingo, 12 de dezembro de 2021

 



Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 12.12.2021

 

Pensamento: um mundo ainda desconhecido

Somos todos envoltos em emoções e sentimentos provenientes do meio externo ou provocados  pelos nossos pensamentos. São energias que externamos e absorvemos de forma constante. O teor delas é que nos dará a sensação de felicidade ou não.

Os impulsos inerentes ao nosso estado de Espírito fluem pelo nosso corpo físico e espraiam-se pelo Cosmo com vibrações boas ou malsãs. Temos então um retorno decorrente da forma e intensidade daquilo que produzimos pela própria afinidade e segundo a lei de ação e reação. Daí a importância dos pensamentos nobres e elevados, pois quanto mais assim procedermos, mais puras energias do bem retornarão.

Dessa troca ininterrupta resultará a nossa saúde física e mental dependendo da vontade e do livre arbítrio que integram o Espírito pensante, que se constituem em fonte inesgotável de energias que alimentamos.

Na Revista Espírita de dezembro de 1868, pg.484, encontramos: "A vontade não é um atributo especial do Espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz. É pela vontade que o espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido”.

Diz Léon Denis no livro O problema do Ser, do Destino e da Dor, Editora FEB. 2013 pg.236: “(...) É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para um alvo determinado. Na maior parte dos homens os pensamentos flutuam sem cessar”. “(...) Aprendamos, pois, a servir-nos de nossa vontade e, por ela, a unir nossos pensamentos a tudo o que é grande, à harmonia universal, cujas vibrações enchem o espaço e embalam os mundos”.

 Sendo o pensamento a usina que fomenta as ideias que se tornarão as práticas do dia a dia, é imperioso que busquemos manter essa força na direção do bem. Como interagimos de forma incessante com as emanações que nos rodeiam, necessária se faz a qualidade daquelas que emitimos e, dependendo delas, teremos um campo mental saudável ou não.

No Livro Pensamento e Vida, Cap. 1, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel consta: ”A mente é o espelho da vida em toda parte. (...) Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar”.

A dinâmica da vida exige esforço e perseverança em tudo que almejamos. O ser humano desde sua origem busca desbravar e conhecer pelo seu próprio instinto natural. Foi dessa forma que chegamos ao elevado grau tecnológico dos nossos dias, graças aos incansáveis cientistas, sempre ávidos de novas conquistas. Com o pensamento fértil e a inteligência aguçada, conseguiram fantásticos êxitos nas incontáveis descobertas que coroaram os seus esforços. 

Conscientes dessa realidade e considerando ainda não esgotados esses conhecimentos, deveremos vivenciar o universo interior e infinito que envolve o pensamento, cuja dimensão ainda palmilhamos, mas que exerce efetivamente o comando das nossas atitudes. (O conhecimento torna-se experiência ao longo do tempo).

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

www.cecpj.org.br  cecpj You Tube