domingo, 11 de janeiro de 2015









Sete corações      

Luiz Guimarães Gomes de Sá
 
Publicação: Opinião do Diário de Pernambuco 11/01/2015   
    

Recentemente o Cinema São Luiz cedeu espaço para quem ali esteve deleitar-se com um trabalho magistral encabeçado pelo Maestro Spok e dirigido por Andréia Ferraz. O documentário assistido encerrou nuances das vidas de sete maestros que legaram para o povo pernambucano e brasileiro suas atuações com o ritmo contagiante e genuinamente pernambucano - o frevo - que é destaque no cenário mundial pelo Diploma recebido da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 5 de dezembro de 2012.

 Consolidando sua trajetória e valor, perpetua agora com esse documentário a vivência de outrora, onde são focalizados os sete maestros, personagens maiores da história do frevo: Nunes, Guedes Peixoto, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo) e José Menezes, esse último falecido em 13 de novembro de 2013, que alguns dias antes de sua partida, ainda no leito hospitalar, recebeu do maestro Spok o documentário para apreciação, sendo aquela sua última visão do frevo.
 
Parafraseando Fernando Pessoa “...Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, assim aconteceu com Spok! Percebeu a grandeza desses sete corações que pulsaram em uníssono harmonizando a emoção do frevo cujos resultados expressaram o quanto ele é importante na cultura pernambucana, que esta inserido na alegria e espontaneidade dessa gente que “freve”, dança e grita nos tríduos momescos.

 Dificuldades muitas, mas o descortino do maestro Spok fez acontecer esse registro histórico que faltava para imortalizar essas figuras singulares no contexto dos nossos carnavais. Esse olhar no passado é o reconhecimento daquilo que eles construíram firmando-se no presente a marca da genialidade desses incansáveis maestros que legam para o futuro a concepção dos seus arranjos.

 Corações por onde circulam notas, cifras e acordes emanando a sensibilidade e criatividade que externam o sentimento mais puro que a música lhes faz conceber. O esforço empreendido é coroado pelo êxito de um trabalho gratificante que o tempo se encarregará de valorizar ainda mais. Outros valores surgirão como que num ciclo interminável e dinâmico fortalecendo a cada dia o frevo que está no íntimo de cada pernambucano.

Maestro Spok: parabenizá-lo seria muito pouco por tudo que tem feito aqui e alhures para a divulgação do frevo, mas tenha certeza de que sua imagem também está vinculada a imortalidade do nosso ritmo maior! Merecidamente você será homenageado no carnaval de 2015.