segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 


Vida e destino

 

A vida tem propósitos próprios e imutáveis. A Doutrina Espírita com seus conceitos embasados na fé raciocinada e amparada pela ciência leva-nos à compreensão do seu real significado. Antes de tudo devemos ter consciência de que somos “Espíritos” e por enquanto, estamos vivendo em um corpo provisório que serve de instrumento para nossas ações.

 

O pensamento arquiteta nossas atitudes e dependendo da sua qualidade praticaremos o bem ou o mal. O processo reencarnatório existe como oportunidade para que nos ajustemos com os desafetos do passado e vivenciemos novas experiências através das provas que a escola Terra nos oferece para a prática do amor na convivência fraterna. Ressalto por oportuno, o contido em 1Pedro 4:8 Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

 

O Orbe é também um hospital que visa tratar o Espírito enfermo dando-lhe a oportunidade de recuperação. Tanto mais dedicados e comprometidos com o tratamento, tanto mais abreviada será a cura, visto que na qualidade de “pacientes” deveremos entender e colaborar nessa visita que fazemos ao hospital Terra. Devemos ter em mente, ainda que os maiores beneficiados seremos nós mesmos, estendendo-se para os outros nosso exemplo de resignação.

 

Quanto ao destino ele simplesmente não existe! Caso existisse ficaríamos estagnados na evolução espiritual e condenados por antecipação a não corrigirmos os equívocos das nossas existências pretéritas. Por outro lado, estaria “revogada” a Lei do Progresso e o livre-arbítrio  sem sentido prático.

 

As agruras que se nos apresentam fazem parte do aprendizado necessário e constante. Tenhamos em mente que as oscilações de felicidade e contratempo não devem nos perturbar, e sim buscarmos nos momentos difíceis a paciência e resignação. Refiro-me, agora para reflexão, a sabedoria de um provérbio chinês: “Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier”.

 

Observemos o que temos em Mateus 7:13,14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

Nosso dia a dia corresponde aos capítulos de uma existência que nós escolhemos para evoluirmos e alcançarmos a almejada redenção. Essas oportunidades serão tantas quantas necessárias ao nosso progresso intelecto-moral dependendo, tão somente, do nosso esforço em seguir os ensinamentos de Jesus. (A vida é um livro de lições com provas diárias).

 

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

www.cecpj.org.br