domingo, 20 de junho de 2021

 



Caminhando para Jesus; setenta anos de luz

 

Publicado no Jornal do Commercio

 

Caminhos da Fé 20.06.2021

 

 

Neste 21 de junho, o Centro Espírita Caminhando Para Jesus comemora 70 anos de sua fundação. Trata-se de uma Casa de acolhimento às criaturas necessitadas no âmbito espiritual, onde a palavra do Evangelho sempre se faz presente naqueles corações em desalinho. Pela ideia luminosa de Aníbal Guimarães Ribeiro, o Centro Espírita Caminhando Para Jesus, aliou aos seus trabalhos uma escola para crianças e deu amparo, também aos pais que à noite eram assistidos com aulas.

Essa trajetória renovou-se através do tempo, contando com seus abnegados trabalhadores. Após alguns anos, não houve mais condições para prosseguir no âmbito da educação infantil. Mas continuou como escola das almas e muitos que por lá passaram desfrutam hoje, dos conhecimentos adquiridos e participam ativamente dos trabalhos ali desenvolvidos.

Cumprindo a elevada missão de divulgar a Doutrina dos Espíritos, vem espargindo seu foco de luz levando as criaturas à reflexão e correção de rumos de suas vidas. Impende-nos registrar a mensagem do Espírito Emmanuel, no Livro Educandário de Luz, pg.52, psicografia de Francisco Cândido Xavier: “Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna”. No Livro O Centro Espírita, pg.22, José Herculano Pires informa: “No desempenho da sua função, o Centro Espírita é, sobretudo, um centro de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e no plano espiritual”.

Dentre as atividades que são desenvolvidas temos a campanha do quilo, distribuição de sopa e cestas básicas, assistência a idosas e gestantes carentes. Além desse trabalho assistencial, promove semestralmente cursos de passe, mediunidade, doutrinação e oratória, promovendo assim, o conhecimento para aqueles que no futuro darão seguimento aos labores da Casa. Possui no seu espaço físico uma biblioteca com cerca de três mil títulos e, livraria que oportuniza aos frequentadores o conhecimento da vasta literatura espirita.

Ressaltamos o trabalho do Departamento da Infância e Juventude, que realiza a evangelização a partir dos três anos, plantando a semente da palavra de Jesus. A cada dia evidenciamos o despontar de jovens que apresentam conhecimentos e condições que lhes dão espaço para proferirem palestras, sendo eles um dos frutos que já colhemos da boa semeadura.

Hoje, observamos felizes as iniciativas vitoriosas que servem de estimulo para que haja a continuidade das tarefas que agregam esforços comuns a todos que se integram à vida daquela Casa. O tempo registra essa marcante história! Nossos corações rejubilam-se pelo dever cumprido! Que o tempo não pare, para que essa luz prossiga iluminando almas, confortando corações e consolidando os ensinamentos de Jesus. (A fé não prescinde do sentimento nem da energia interior).

www.cecpj.org.br   cecpj You Tube