quarta-feira, 9 de novembro de 2022

 

Nossos desencontros e reencontros

Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 06.11.2022

No passar do tempo vamos nos apercebendo de que nada acontece por acaso. Muito antes de nascermos ajustamos com a espiritualidade Superior os caminhos que iremos palmilhar, sem que nos tornemos prisioneiros do “destino”.

Há uma programação reencarnatória onde participamos do planejamento colimado. A consciência que adquirimos além-túmulo faculta-nos optar pelas provas e expiações de que necessitamos para a reparação dos equívocos do pretérito.

No Livro dos Espíritos, questão 132, temos: “Qual o motivo da reencarnação dos Espíritos?  

- “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.

A misericórdia Divina concede-nos sempre um novo recomeço. Quando despertos pelo arrependimento, buscamos a “porta estreita”, que é o caminho para o burilamento do Espírito. Em Mateus 5:25 encontramos: “Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele”.

Quando reencarnamos trazemos as dissensões do passado que eclodem como provas para que sejam reparadas. Por outro lado, com aqueles que mantivemos afeto poderemos experimentar uma convivência fraterna.

O nosso livre arbítrio que é dádiva Divina, oportuniza-nos novas conquistas para o aprimoramento espiritual, já que o Orbe terrestre é escola que exige provas, e também hospital que trata das almas enfermas.

As ocorrências da vida fazem parte dessa estrada longínqua, onde nem sempre nos apercebemos de que se trata de provas que necessitamos experimentar ou mesmo, novas experiências que irão fortalecer nosso crescimento espiritual.

É nesse contexto que vivenciamos os encontros, desencontros e reencontros. No Livro A Coragem da Fé, pg.26, psicografia de Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Bezerra de Menezes, consta: 

“Todos estamos mais próximos do ontem que do amanhã: o passado exerce maior influência sobre as nossas ações do que o próprio presente, que somos chamados a viver no hoje das oportunidades que se nos renovam, através da reencarnação.

Nessa trajetória em que a batalha maior é aquela travada em nosso interior, as sombras do passado estão presentes atormentando-nos para que continuemos seguindo caminhos malfazejos. Contudo alimenta-nos a esperança nas promessas do Mestre Jesus nas Bem Aventuranças que nos encorajam na busca da redenção.

Nossa evolução dar-se-á pela perseverança fortalecida pela Fé, que nos direciona para a Luz ao seguirmos o exemplo de Jesus.  Essa é a tarefa de todos nós. Não há privilégios nem regalias, pois sendo Deus bom, justo e misericordioso, jamais daria tratamento diferenciado para nenhum de seus filhos.

Conscientes de que a nossa melhora espiritual depende das atitudes que tomamos, cabe-nos controlar as nossas emoções e sentimentos, para que não sejamos vítimas das reações impulsivas, que poderão gerar ressentimentos.

Sanear os pensamentos é purificar a conduta na fonte sublime do amor, da caridade e de tantas outras virtudes que necessitamos cultivar. (As quedas machucam, mas as oportunidades do soerguimento consolam).