domingo, 12 de setembro de 2021



Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 12.09.2021

 

O que somos?

 

Pergunta intrigante, não? Fisicamente nós sabemos quem somos bastando olhar para o espelho. Mesmo mudando a aparência com o passar dos anos, o perfil da nossa identidade pouco se altera, dependendo das transformações que realizamos no âmbito interior.

 

Porém, há um aspecto a ser observado e que em geral negligenciamos sobre esse “eu” desconhecido de nós mesmos. Com ele será? Quem já se deu conta da necessidade de descortinar virtudes e defeitos que nos impulsionam no dia a dia das nossas andanças evolutivas?

 

Dificilmente damos conta dessa imperiosa necessidade, pois valorizamos aquilo que é palpável, desconsiderando o que é sutil, mas que é a nossa verdadeira essência: o Espírito. Essa falta recai praticamente em todos nós por conta da nossa vida centrada em tudo que é material.

 

Desconhecemos ainda muitos mistérios que nos esperam na vida futura e, por isso mesmo, devemos nos aprofundar nesse questionamento, pois quando nos conhecermos intimamente iremos reconhecer o quanto nos falta em virtudes que nos elevem para um amanhã auspicioso.

 

No livro Autodescobrimento: uma busca interior, 17ª Ed. 2013, pg.40, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis, temos: O trabalho por libertar-se desses verdadeiros verdugos do Eu superior torna-se imprescindível ao desenvolvimento da emoção, ao seu engrandecimento, para estabelecer e seguir as linhas de manifestação equilibrada”.

 

O crescimento interior nos levará a um elevado estado de espírito remetendo-nos à lucidez onde repousa a felicidade. O mergulho que deveremos realizar diferencia-se por completo daquele que o homem já realizou ao pesquisar os mistérios das profundezas dos mares e do infinito dos céus... Esse trabalho trará a certeza de que existe um Ser superior a tudo e a todos pelas reflexões que realizarmos. Nessa busca, o ser humano encontrará o princípio fundamental de sua existência. Temos na Q.919 do Livro dos Espíritos: “Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?” R — Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”. A cada parada no “porto dos ajustes” que nossa consciência nos pede será motivo de novas reflexões.


Esse entendimento será tão mais regozijante quanto melhor nos conduzamos na viagem de curso breve que fazemos visando o desfrute da felicidade no Reino de Deus na condição de Espíritos Puros. Em João 8:31-32, consta: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.


Essa verdade corresponderá às conquistas adquiridas que estarão sempre na razão direta do esforço e da perseverança nesse empreendimento. Fortalecendo a Fé, superando os desafios e mantendo-se firme na Esperança ao vivenciarmos o exemplo de Jesus, tenhamos a certeza de que estamos construímos o caminho da redenção. (Perseverar sempre, desistir jamais).