quarta-feira, 19 de maio de 2010

SAUDAÇAO AO MASTRO SPOK - POSSE NA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE MÚSICA -




ILMA.SRA.

Leny de Amorim, Presidente da Academia Pernambucana de Música, em nome da qual saúdo a todos que compõem a mesa.

Prezados Confrades e Confreiras da Academia Pernambucana de Música e dignos representantes das demais Academias.

Minhas Senhoras, Meus Senhores,


Tenho agora, a grande responsabilidade de discorrer sobre uma figura ilustre no cenário musical brasileiro e internacional, oriundo desta terra chamada Pernambuco que considero uma - Nação Musical -, mercê do invejável berço de ritmos e talentos que nela nasceram.Essa incumbência me confere também, um orgulho especial por ser um privilégio cumpri-la, pois, dentre tantos com inquestionável capacidade para tal, fui escolhido para esse mister.




Trata-se do Sr. INALDO CAVALCANTE SPOK DE ALBUQUERQUE, conhecido como Maestro SPOK. Natural de Igarassú - Pernambuco, nascido no dia 12 de outubro de 1970, filho de Leonilo Pessoa da Silva e Nair Cavalcante de Albuquerque de uma família numerosa de 20 irmãos.




Certamente, se todos fossem músicos teríamos uma excelente orquestra...Casado com Melissa Dias de Albuquerque, tem três filhos: Yuri Queiroga, Ylana Queiroga e Nilo Dias, que eu já chamo de Spokito, inclusive, já fiz um frevo dedicado a ele.Mesmo tão jovem, o Maestro Spok já tem um neto chamado Bento Queiroga e podemos depreender com isso, que ele é versátil não somente na música...Por influência de um amigo de infância Admário Vieira, iniciou sua trajetória musical aos 13 anos na Escola Polivalente de Abreu e Lima, com o professor Policarpo Lyra (Maninho).




Pelo seu perfil, acredito ter sido ele um menino irrequieto, curioso, quem sabe, traquino... Atualmente aparentando essa calma, seu espírito é desbravador, obstinado pelo conhecimento, pela qualidade naquilo que realiza.




Se não fosse assim, ele não estaria hoje adentrando neste Sodalício, tampouco, teria galgado os degraus do sucesso ainda tão jovem, pelo justo reconhecimento que existe do seu virtuosismo e talento.Em 1986, veio para o Recife e ingressou no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, onde estudou com o professor Edson Rodrigues.




Trabalhou com renomados maestros: Duda, Geraldo Santos, Dimas Sedícias, Ademir Araújo, Clóvis Pereira, José Menezes, Paulo Lyra e Edson Rodrigues.Aliando seu talento ao convívio e aprendizado com os mestres citados obviamente, não poderia resultar em algo diferente e sim, no músico altamente qualificado e detentor de uma técnica invejável, além de uma criatividade que orgulha a todos nós.




Tenho o privilégio de conhecer Spok há mais de 15 anos e mesmo sem querer ser um visionário, já antevia um futuro que hoje se torna realidade.Por conta dessa visão, convidei-o em 1993, para dirigir a parte musical dos 15 anos de minha filha Mirella, que ocorreu na AABB – Recife.




Em artigo que escrevi no Site Jangada Brasil, em 2001, citei o jovem Spok, como uma referência que se firmava a cada dia em nosso cenário musical.Aqui registro um pequeno detalhe: ele não gosta de ser chamado de Maestro.




Sua simplicidade não admite essa denominação, mas, poderíamos afirmar que maestro é todo aquele que exerce com mestria suas atividades por conhecer em profundidade determinada matéria.Maestro Spok: o tempo passa, mas a memória das coisas boas fica.




Em breve encontro que tivemos em uma das inúmeras apresentações da sua Orquestra, adentrei em sua vida particular, pois, senti que podia fazê-lo e de fato, sua receptividade foi a esperada.




Falei dos caminhos da fama e que observava atentamente que eles não atingiram seu caráter, pois, você continua sendo uma pessoa simples, humilde e abordável, diferentemente do que ocorre com freqüência.Disse, também, que aproveitasse esses momentos auspiciosos para que fizesse seu pé-de-meia, já que a vida é imprevisível e assim, estaria plantando a semente do seu futuro.




Maestro Spok, mais uma vez você me surpreendeu ao falar-me humildemente: “...antes de tudo irei realizar o sonho do meu pai: " adquirir uma casinha para ele mesmo já velhinho. Esse sonho é um compromisso meu e ainda buscarei, ajudar os meus irmãos no que puder...”.




Esses fatos contribuíram para que eu tivesse uma admiração redobrada por você, pois, em realidade, não só a grandeza da música habita seu coração.Você tem um berço mais rico do que muitos castelos que o homem constrói, e a atenção para com os seus familiares supera todas as glórias que venha a conquistar.Esse é o perfil do cidadão Spok.




É bom que todos saibam que ele não é somente um músico talentoso, é também, um homem de bem. Há mais de dez anos, divide sua agenda como instrumentista, arranjador da Banda Sinfônica Cidade do Recife, diretor musical da SpokFrevo Orquestra, e ainda, como músico convidado para participações especiais ao lado de grandes artistas brasileiros como: Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença, Antônio Nóbrega e gravações de inúmeros CD’s.O entusiasmo que ele tem com a música é contagiante e o clima da sua Orquestra não é diferente.




A exuberância, o bom gosto musical e a alegria fazem com que a música se torne mais brilhante, mais bela quando interpretada pela SpokFrevo Orquestra.Acompanho de certa forma de perto esse trajeto musical e em algumas ocasiões, tive oportunidade de presenciar os ensaios, verificando a coerência e o zelo que todos têm para o som que deve ecoar dos instrumentos, aliado a interpretação do texto musical.




Assim, a Orquestra não executa somente a peça e sim, vive e interpreta com o sentimento que o momento requer.Essa qualidade sonora e a expressão de cada música marcam sua Orquestra como um destaque especial, onde quer que se apresente. Discorrer sobre ela é viver um filme prazeroso que reflete o valor e qualidade da mesma, senão, vejamos:




2003



Participou do Festival Lês Rendez-vous de L´ Endre, em Nantes (França);VI Mercado Cultural de Salvador(Bahia), onde sua Orquestra foi comparada a Luckman Jazz Orchestra de Los Angeles, pelo escritor e saxofonista Luis Fernando Veríssimo;



2004



Festival de Jazz, em Cascavel (PR);Festival Um Sopro de Brasil (SESC – Pinheiros (SP);Casas Noturnas de São Paulo (Bourbon, Street Music Club e no Rio de Janeiro (Ballroom), com participação especial de Leo Gandelman e Geraldo Azevedo;



2005



Festival Todos os Cantos do Mundo, ao lado de FrankLOndon, Klesmer Brass Band, de Nova Iorque, no SESC Pompéia (SP)TIM FESTIVAL, no Rio de Janeiro e São Paulo. Nas duas apresentações obteve cotação máxima(quatro estrelas) da Folha de São Paulo e do Jornal o Globo;



2006



Réveillon da praia de Boa Viagem, Recife;Carnaval – Praça do Marco Zero;A História do Frevo – espetáculo com a Orquestra Jazz Sinfônica no Memorial da America Latina;



CHITEC – 9ª. Exposição Internacional de Alta Tecnologia, em Beijing – CHINA;Festival Sommerfes Hausderkinst, em Munique – Alemanha;Copa da Cultura, na Kulturen Haus, em Berlim – Alemanha;



2007



Carnaval Multicultural do Recife, incluindo o Show do Centenário do Frevo – Baile Municipal do Recife entre outros Shows com Elba Ramalho e Gal Costa;Participou do encerramento do 19º. Jogos Pan-Americanos no Maracanã (RJ);



Espetáculo “A História do Frevo” com a Orquestra Petrobras e Maestro Wagner Tiso, Canecão – RJ, e ainda com a Orquestra Sinfônica do Instituto Bacarelli – SESC Pinheiros – (SP);



2008



Lançamento do DVD e CD Passo de Anjo – Canecão – RJ;Carnaval Multicultural do Recife e Baile Municipal;Festival de Música instrumental – TATUÍ (SP);Apresentação no SESC Vila Mariana – (SP);



Show do lançamento do celular TIM 3G+, com Naná Vasconcelos, Yamandu Costa,no Memorial da América Latina;Shows no Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília – (DF);



Turnê pela Europa (Espanha, França, Itália); Turnê na Índia.



E agora, mais um louvável fato que engrandece o Maestro Spok. Em 02 de dezembro de 2008, fundou o INSTITUTO PASSO DE ANJO, localizado ao lado da Igreja de São Gonçalo, buscando o amparo sócio-educativo com o ensino musical para as crianças da região do Coque e dos Coelhos.




Há um detalhe: nesse Instituto só temos PERNAMBUCO – do baião ao frevo, nada de estrangeirismo. Então, por tudo isso, o Maestro Spok não é somente um excelente músico.Trata-se com certeza, de um empreendedor da boa música, divulgando nossos talentos e também, um benfeitor social.



Caríssimo Maestro Spok: a inveja é um pecado, um sentimento cruel. Mas, eu me permitiria ter uma inveja “saudável” de todos aqueles que vivem no meio de seus laboratórios de trabalho, ou seja, as orquestras.Entre a medicina e a música, minha paixão fluiu para ambas.



Procurei fazer tudo dentro do possível e creio ter conseguido bons resultados nas duas vertentes de minha vida. Se de médico e louco todos nós temos um pouco, como se diz corriqueiramente, eu diria que tive paixão pela medicina e loucura pela música.



Mas, o assunto de hoje é você, a festa é toda sua. Como sua vida é voltada para a música, faremos agora uma viagem musical sem melodia, mas com a harmonia deste momento grandioso, através das figuras musicais em relação a sua vida:



Tal qual o pentagrama, com suas linhas paralelas em busca do infinito, auguro que sua vida tenha esse norte direcionado para o bem, para o melhor que você possa dar aos seus semelhantes;



Com a palavra breve, que também é uma figura musical, almejo que jamais ela represente a sua vida, muito pelo contrario, que ela seja muito longa e que você seja profícuo e útil por toda sua existência;



Já com a semibreve e mínima – vislumbro que represente os momentos da calma, do repouso e da inspiração, para novas criações musicais;



Quanto às colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas – que reflitam a dinâmica e a celeridade crescentes do seu sucesso, da sua merecida glória nesse vasto, inebriante e belo universo da música;



E a pausa? É também, uma expressão musical. Que na sua vida ela seja fugaz, efêmera, para que possamos desfrutar cada vez mais do seu talento e criatividade;



Por fim, a fermata – que tem sua duração arbitrada pelo intérprete. Para essa figura em se tratando da nossa existência, somente ÊLE tem o poder de fazê-la perdurar ou não.Para você, rogo ao Pai que ela seja muito longa e quem sabe, ÊLE possa até esquecer esse tempo, num breve cochilo da eternidade...



Como disse o filósofo Aristóteles:“Seja dono da sua vontade e escravo da sua consciência”, direi eu para você:



Sua vontade é de vencer. Sua consciência é cívica, humanística. Continue assim, para colher os melhores frutos da vida e nos fazer feliz com a sua presença e invejável musicalidade.



Prezado Maestro Spok: Seja muito bem-vindo a nossa Academia Pernambucana de Música, que a partir de hoje fica mais rica e festiva pelo convívio bem de perto que teremos com sua grandeza musical.



Recife, 19 de maio de 2010



Muito obrigado



Luiz Guimarães Gomes de Sá