segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

 JESUS: a luz do mundo

Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 13.12.2020

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:46)

Como Governador da Terra, Jesus, desde os primórdios de sua criação, já atuava no Orbe terrestre para que a vida nele se manifestasse. Sua magnanimidade sempre presente oportunizou através do Seu amor o crescimento das civilizações através dos tempos.

 Nesse processo recebeu os exilados de Capela, estrela mais brilhante da Constelação de Cocheiro, que atingira um novo estágio de evolução moral. Aqueles Espíritos recalcitrantes não se conduziam de forma coerente aos demais que ali habitavam. Destarte, não podiam ali permanecer por conta das suas condições vibratórias incompatíveis com a psicosfera local.

 Foi assim que Jesus acolheu aqueles irmãos sofredores para que pudessem evoluir em benefício próprio e, ainda servisse às civilizações em desenvolvimento na Terra com os seus elevados conhecimentos. Era necessário esse “estágio”, considerando a pertinácia dos mesmos em continuar direcionando suas inteligências para a prática do mal.

 

A reencarnação chega-nos como dádiva Divina, para que busquemos, pelo aperfeiçoamento através das existências, a devida reparação. Deus com sua misericórdia infinita perdoa as nossas faltas como Pai justo e bom.

 

Jesus trouxe-nos o pensamento do Criador e a forma de como devemos nos conduzir com Sua luz fulgurante e conduta exemplar. A nossa caminhada não teria essas condições favoráveis caso não tivéssemos o amor do Cristo sempre presente para nos ajudar.

 

Em todos os tempos essa chama infinita de benevolência estará disponível na eternidade das gerações, e nós, beneficiados que somos, deveremos sempre atestar a nossa gratidão como memória do coração.

 

Jesus conviveu conosco e vivenciou as nossas fraquezas, mas como Espírito Puro, ofereceu-nos o auxílio necessário à nossa redenção. Em Mateus 24:35, encontramos: ”O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Nessa afirmativa, inclui-se o Seu “exemplo”, que justifica na prática tudo o que ele disse.

 

As Suas verdades, que são as únicas inquestionáveis, fortalecem o nosso Espírito, dando-nos a convicção e o consolo que nos foi ofertado nas Bem-Aventuranças, que são palavras de Fé e Esperança. Jesus é a bússola e a luz do nosso caminho. Seguindo as suas pegadas, chegaremos sem as tormentas dos mares da vida ao porto seguro que nos aguarda repleto de Luz e Paz.

 

Nesse Natal, procuremos relembrar daqueles sábios ensinamentos, para que possamos no dia a dia convertê-los em prática e servirmos de exemplo, corroborando a nossa condição de co-criadores do Pai no Plano Menor, conforme consta no livro “Evolução em Dois Mundos, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo Espírito André Luiz, pg 15”.

 

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

www.cecpj.org.br

 

 

Uma nova esperança


Publicado no Jornal do Commercio
Caminhos da Fé 24.01.2021

 O ano de 2020, que está terminando, marca a História da Humanidade de forma contundente. Ano dos mais difíceis para todos, já que a pandemia do Covid-19 não poupou países nem continentes. Todos nós estamos sendo atingidos de alguma forma. Este processo mostra-se avassalador e vem trazendo grandes sofrimentos.  

 A Doutrina dos Espíritos relata estes fatos que são inerentes às transformações da Humanidade, dando curso ao processo evolutivo pelo qual devemos passar. Migrando para um mundo de regeneração, faz-se necessária, por meio de seus habitantes, a depuração do Orbe.

Julgando-nos infalíveis, enveredamos pelos caminhos desditosos que nos levam à dor na presente existência, como se não bastasse a nossa bagagem tão pesada que herdamos do pretérito. Esta insensatez do ser humano transtorna-o e a infelicidade se junta à dor e ao sofrimento que o assolam.

A ausência de humildade em reconhecer que somos imperfeitos e necessitamos mudar os rumos de nossas vidas deságua nas enfermidades do corpo e da alma. Conduzimo-nos de acordo com o que pensamos e não pensamos como deveríamos... Somos a consequência daquilo que criamos na mente. Assim, a semente sendo enferma somente nos dará frutos amargos. A lei de causa e efeito faz parte das nossas existências.

No Livro Transição Planetária, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pg.10, temos: “(...) Desse modo, as grandes calamidades de uma ou de outra procedência têm por finalidade convidar a criatura humana à reflexão em torno da transitoriedade da jornada carnal em relação à sua imortalidade.”. As transformações terão a prática do bem como objetivo precípuo, afastando o que não se coadune com as energias próprias deste processo. Mas sempre é tempo de mudar, progredir e escutar a nossa consciência.

Quando ficamos passivos e surdos àquela voz invisível, porém sensata, expomo-nos irremediavelmente ao tropeço na caminhada diária. Devemos atentar para esta luz interior que cintila em nosso favor. Estamos adormecidos. Falta-nos a sensibilidade para que haja ressonância do grito de alerta que recebemos. Somos protegidos e amparados a todo o momento, mas a ajuda só será eficaz se houver receptividade do assistido. Sem a sua participação, o propósito sublime da caridade em nada resultará.

Ano Novo, vida nova! A é o pilar de sustentação da esperança. Elas completam-se quando exercitamos a vontade e nos motivamos para sair da inércia! Busquemos o melhor que temos  atrelando ao cotidiano a luz que irá desperta e se irradiar em nosso derredor. (Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2:17)

Feliz 2021

 Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

www.cecpj.org.br