terça-feira, 12 de julho de 2016

O invisível sempre presente



 
Coluna Caminhos da Fé


Jornal do Commercio 11.07.2016

 
Os seres humanos têm como hábito viver em sociedade. Essa constatação já fora revelada pelo pensador e poeta inglês John Donne (1572 – 1631), quando afirmou: “(...) Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra”.

Na visão Espírita há no homem três elementos que se completam: espírito, perispírito e corpo. Quando ocorre o desencarne o Espírito segue para outra dimensão e mesmo sendo invisível aos olhos do corpo físico, interage de forma constante com todos nós ainda encarnados. Somos diuturnamente influenciados por eles, ficando evidente que aquele “convívio” social na vida terrena não desaparece e sim continua, inclusive entre eles no mundo invisível. Contudo essa percepção não chega a ser valorizada como deveria por conta da nossa visão estreita da vida, sendo regra geral, o que é “material” ter uma importância maior..
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



No Livro dos Espíritos encontramos nas questões 87 e 459, respectivamente, o que segue:  oP – “Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço?” R - “(...) Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes”;  P- “Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?” R- “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.” Essas assertivas ilustram cabalmente a relação do homem encarnado com o mundo na dimensão espiritual.

Se atentarmos para aquela “voz silenciosa” que sempre nos fala, veremos que se trata exatamente das influencias dos espíritos que nos assolam constantemente. Cabe-nos, porém discernir aquilo que é salutar ou maléfico para nós e nossos semelhantes. Procuremos sanear nossos pensamentos deixando o campo mental em condições de semearmos boas ideias para que tenhamos impulsos para as atitudes edificantes.

Essa convivência bidimensional é algo intrínseco a todos os seres humanos. Ninguém está livre dessa relação que faz parte, inclusive dos nossos sonhos. Assim sendo, o Espírito mantém sua atividade ininterrupta influenciando nossos pensamentos e atitudes do cotidiano. Mas é bom ressaltar que a responsabilidade definitiva quanto aos nossos atos é nossa. O livre arbítrio nos faculta a escolha do caminho a seguir. Daí a importância de seguirmos o conselho de Jesus, segundo Mateus 26:41 ”Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca.”

Assim através da prece poderemos afastar as influências deletérias que nos atribulam e retardam a nossa libertação através do processo evolutivo imperioso a todos nós. Nessa caminhada constante o aprendizado diário nos trará conhecimentos intelectuais e morais, que darão suporte para atingirmos o crescimento espiritual em sua plenitude.

A ciência tem oferecido grande contribuição para o fortalecimento desses estudos. As evidências de que somos na “essência” Espírito são inúmeras, servindo o corpo provisório tão somente para dar-lhe abrigo e condições de manifestar-se nas ações do âmbito físico. ”O Espírito é como um diamante, que para reluzir precisa ser lapidado”

 
Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus