domingo, 16 de outubro de 2022

 


Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 16.10.2022

O Senhor dos tempos


“Passará o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Mateus 24:35).

As palavras do Mestre não passarão porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele é que encontraremos a Verdade absoluta, considerando que Sua sabedoria encerra todos os conhecimentos que possamos imaginar.

Jesus mudou a história da humanidade pelo significado de sua presença, alterando o curso do tempo para antes e depois Dele. Sua conduta singular revelou ao ser humano que a vida segue muito além do corpo físico que é efêmero e perecível. 

Quem detém essas qualidades jamais sairia do caminho da Verdade. Reportemo-nos ao teor da questão 625 do Livro dos Espíritos: “Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo”? – JESUS. Essa resposta já bastaria para que a humanidade conseguisse galgar o progresso necessário que traria a verdadeira paz que tanto buscamos.

Seus ensinamentos correspondem a um Código Moral irretocável que precisamos vivenciar em fraternidade com nossos irmãos e harmonia com o Reino Celestial. Mas o ser humano preferiu seguir as veredas da vida no equivoco que o levou ao desregramento diante das Leis de Deus.

Daí, estarmos vivenciando essas consequências no Orbe terrestre, ambiente propício à nossa condição moral para depurarmos as nossas iniquidades buscando a renúncia dos hábitos delituosos que nos escravizam.

Inobstante os elevados princípios morais que Ele nos legou através do seu infinito amor, até os dias de hoje, ainda vivemos desprovidos desse sentimento sublime e libertador. Predomina em nós o orgulho e o egoísmo que nos envolve no Dédalo que nos leva ao sofrimento.

Os ensinamentos que a Doutrina Espírita nos oferece embasados no Evangelho de Jesus, são subsídios valiosos para que tenhamos a plena consciência da necessidade de mudarmos nossos rumos.

As oportunidades estão presentes a toda hora, mas ainda continuamos “alheios” ao que a vida nos oferece como estrada redentora para direcionarmos nossas atitudes para o bem. (Não podemos mudar o tempo, mas a história do nosso tempo, isso podemos).

 

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espirita Caminhando Para Jesus