domingo, 2 de janeiro de 2022

 

Natal: a luz que se renova

Publicado no Jornal do Commercio

Caminhos da Fé 02.01.2022

Na época natalina o mundo é amparado por uma psicosfera inusitada. A cada ano a humanidade envolve-se num clima de paz e esperança! A vinda de Jesus para conviver com o ser humano com tantas imperfeições, demonstrou o grande sacrifício Dele como um Espírito Puro, para uma missão tão grandiosa e esperada. Nada obstante os Seus propósitos sublimes, mercê do seu amor incondicional, sua presença incomodou e causou alvoroço naquele povo ainda desprovido da capacidade de entender a nobreza dos seus ensinamentos.

Esperavam o Messias salvador com a insensatez da prepotência, da beligerância e das armas. Mas o exército de Jesus era provido de humildade e amor, algo surpreendente para um povo acostumado a impiedade e a violência. Esse foi o grande desafio para o Mestre, de cuja sabedoria valeu-se para dar curso à sua vida entre nós. Aquela ambiência vivida no seu nascimento revigora-se a cada ano no coração dos homens, apesar da nossa índole, ainda aguerrida, vinculada ao egoísmo e bens matérias.

O Seu exemplo que recrudescerá através dos tempos será sempre a fortaleza que nos conduzirá à redenção, a fim de adentrarmos no Reino Celestial. Suas virtudes plenas exemplificaram as verdades e razões das nossas existências.

As sementes do amor, fraternidade e caridade constituíram o terreno fértil que Ele plantou para a humanidade estando ao alcance de todos, sem distinção, já que esses valores não podem contemplar a segregação entre os povos.  Nasceu na simplicidade e consagrou-se pelo bem que nos trouxe mostrando o Caminho, a Verdade e a Vida. Peregrinou com os pobres consolando com o seu amor os corações carentes e ansiosos pela paz. Exortou-nos para o verdadeiro sentido da vida que transcende ao plano material.

O corpo é o templo do Espírito, porém devemos atentar, também para as virtudes que nos levarão para a pátria espiritual ensejando-nos a felicidade plena. Mercê da sua infinita bondade enviou-nos um novo Consolador, conforme temos em João 14:26: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.

A Doutrina Espírita como a Terceira Revelação vem consolidar aquela auspiciosa promessa, elucidando as dúvidas e dando-nos a convicção que norteia os rumos de nossas vidas à luz da fé raciocinada.  A partir dela superamos o misticismo e transformamos nossa forma de ver os fenômenos naturais. Essa realidade descortina os horizontes nebulosos que ainda envolvem muitos, mas cada um tem seu tempo para o devido entendimento...

Sua missão Divina com os anúncios que nos fez, desdobra-se na luz da esperança de que a vida continua sendo o Espírito imortal e, assim deveremos plantar a cada dia a boa semente que trará os frutos  para a vida  espiritual que é a essência de todos nós. Cultivando esse plantio o terreno que é a nossa estrada será sempre fértil, para a colheita promissora que nos aguarda ao vivenciarmos a prática do bem. (Os ensinamentos de Jesus são bálsamos que amenizam os nossos fardos no caminho da libertação).

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus  

www.cecpj.org.br  cecpj you tube