domingo, 13 de junho de 2021

 


Publicado no Jornal do Commercio
Caminhos da Fé 13.06.2021

A vida em cada dia

O que seria o dia? Um piscar de olhos no mundo infinito? Um alvorecer com um sol brilhante ou um céu com nuvens densas anunciando chuvas? Do ponto de vista físico, há várias formas de definir.

A amplitude de interpretações leva-nos a perceber que o dia tem muitas particularidades que podem promover ou retardar a nossa caminhada no Orbe terrestre. Se olharmos o calendário, será simplesmente mais um dia. Mas, no decorrer das nossas existências, olhamos para trás e observamos que temos pela frente um dia a menos na nossa programação reencarnatória...

E se assim pensarmos o que representaria o dia de ontem? Um exemplo, uma lição benéfica vivenciada, ou pelo contrário, um motivo de constrangimento pelo que pensamos, praticamos e mesmo daquilo que não realizamos na senda do bem? Em vinte e quatro horas, passamos por inúmeras variáveis no campo emocional que nos proporcionam alegrias e tristezas condicionando as nossas atitudes. Esta vulnerabilidade é comum a todo ser humano, já que as emoções desencadeiam atitudes as mais diversas no convívio social e mesmo no recanto do isolamento.

A psicosfera reinante no pensar e reagir são as ferramentas diárias de que nos valemos para viver e conviver. Nesta caminhada, estaremos sempre sujeitos às mudanças comportamentais e deveremos aprender a agir de forma consciente, e não reagir de forma emocional, contraindo débitos morais para mais adiante. Lembremo-nos sempre da questão 886, do Livro dos Espíritos: “Qual é o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus? – Benevolência para com todos, indulgências para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas”.

Temos, pois “o dia” que nos apresenta oportunidades para reflexão e crescimento espiritual. Se soubermos valorizá-lo, teremos um arsenal de lições que se acumulam e nos trazem as experiências tão necessárias para o nosso processo evolutivo. Adaptar-se às contingências da vida, sopesando as agruras e contornando as dificuldades, são experiências valorosas para as nossas existências. A vida é um livro de lições diárias que devemos aproveitar e considerar como provas para o nosso crescimento.

Lastimar-se de um dia que não tenha sido auspicioso é carregar correntes vibratórias negativas que nada constroem para o amanhã. Saber viver cada dia é considerar os desafios como estímulo para o devido enfrentamento. Já os problemas levam-nos à busca da solução. Nestes estamos em desvantagem e naqueles estaremos exercitando a inteligência para transpô-los não os tornando “problemas”. Demos ênfase ao otimismo e a perseverança para consolidarmos a nossa .

Consideremos o que diz Divaldo Pereira Franco, ao psicografar o Livro Vidas, Desafios e Soluções, pg. 54, pelo Espírito Joanna de Ângelis: “(...) Jesus disse: Vós sois deuses e podeis fazer tudo quanto faço e muito mais, se quiserdes. Trata-se de uma proposta-desafio para seres amadurecidos psicologicamente, (...)”.

Assim procedendo, estaremos adquirindo esse amadurecimento espiritual imprescindível para que possamos viver com sabedoria e vencermos as adversidades próprias às nossas necessidades evolutivas. (Cada novo dia é motivo para uma nova esperança).

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus 

www.cecpj.org.br  cecpj You Tube