quinta-feira, 3 de setembro de 2009

HONESTIDADE E NOTÍCIA

Foi noticia nacional, que um jovem de 17 anos encontrou R$ 6.000,00, e por incrível que pareça, nos dias de hoje, entregou referida importancia ao seu legitimo dono.

Rapaz humilde percebe R$ 90,00 por mês, fruto do seu trabalho (entregador de jornais). Paradoxalmente, como fruto do meio que vive, poderia ter agido como de regra acontece no Brasil.

Contudo, os ensinamentos de sua genitora fizeram com que ele fosse destaque na imprensa, já que sua atitude foi de honestidade, ou seja, muito diferente daquilo que vemos diariamente...

O descalabro que impera no Brasil é de tal ordem, que o fato de ser honesto é motivo de noticia, já que esse predicado está fora de moda em todas as instâncias da nossa sociedade.

O que seria lógico, racional e justo, é motivo para estardalhaço na imprensa, mostrando que, a crise nacional não fica somente no âmbito econômico-financeiro, nem tampouco no social, mas, principalmente, trata-se de uma crise moral, o que poderia ensejar uma nova sigla: MCCMN “Movimento Contra Crise Moral Nacional”, sem alusão a nenhum partido político, por favor...

Os maus exemplos que vemos no dia-a-dia fomentam a desonestidade, o mau caratismo, as mutretas que maculam nossa sociedade. As novelas que são veiculadas nas televisões demonstram de forma clara o nefasto contexto que vivemos, onde subir na vida torna-se o único objetivo de muitos, não obstante estarem desencorajados para assumirem postura ético-moral em seus atos.

Essa vergonha reflete negativamente para a formação dos jovens que se espelham naquilo que observam, e por conseqüência, deverão ser os protagonistas dos negativos episódios futuros que envolvem crimes de toda ordem.

Os princípios basilares que deveriam fazer parte da formação do individuo estão desgastados, e o jovem de hoje que seria o cidadão de amanhã sente-se perdido, sem rumo, sem direção, já que os comandos que existentes carecem de respaldo moral que lhes possam servir de referencia.

Estamos, assim, com uma sociedade falida, já que a célula “família” está contaminada com virulência da desonestidade, da desobediência e desrespeito, levando-nos ao caos que vivemos.

Enfim, ser honesto é exceção, é motivo de elogio a nível nacional. Esse é o ponto aonde chegamos, no país que há muito se diz do futuro, só que o futuro chegou, trazendo-nos um presente que nos envergonha, e certamente um passado sem glória...


22 07 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário