quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Getúlio Cavalcanti: o menestrel do carnaval


Diário de Pernambuco
Opinião
14.01.2009


Ele foi galgando no passo e no compasso do frevo um lugar almejado por muitos -
Luiz Guimarães Gomes de Sá


Getúlio Cavalcanti nasceu no dia 10 de fevereiro de 1942, em Camutanga, interior de Pernambuco. Inegavelmente, o poeta e compositor é uma referência muito especial no carnaval do Recife. Incansável batalhador pelo frevo de bloco, tornou-se figura ímpar que participa efetiva e efusivamente dos nossos festejos carnavalescos percorrendo ruas do Recife, ladeiras de Olinda e mesmo em incursões pelo interior, Getúlio esbanja sensibilidade e talento.


Sem desmerecer tantos outros grandes compositores, ele se sobressai pela quantidade e qualidade naquilo que é sua especialidade: frevo de bloco. A estrada por onde andou é longa e nessas quatro décadas ele deixou um rastro de dedicação atraindo outros seguidores, como que numa busca incontrolável do seu ideal poético e musical.


Fonte inesgotável de versos e melodias, a cada ano nos brinda trazendo sempre uma nova canção que reflete a eterna nostalgia do frevo de bloco, ponto alto do nosso carnaval. Será um doshomenageados do carnaval deste ano, uma justa e merecida escolha que o prefeito João da Costa fez, mercê do seu talento e por tudo que tem feito pelo nosso tríduo momesco.


Ser lembrado em vida tem um significado bem maior, já que o personagem pode sentir a emoção do reconhecimento do seu trabalho feito sem interesses outros, e sim, pela dedicação e amor naquilo que faz. Getúlio Cavalcanti foi galgando no passo e no compasso do frevo um lugar almejado por muitos, trazendo alegria e nostalgia em seus versos que fluem numa inesgotável fonte de inspiração. O frevo de bloco é o seu estilo preferido, mas compõe, também, outros gêneros musicais. Por conta dos seus méritos, integra a Academia Pernambucana de Música.


Nos dias de hoje a força do nosso carnaval está respaldada nesse gênero musical, quer seja nas prévias ou mesmo durante os dias de carnaval, sendo um todo especial. O dia 1º de novembro foi escolhido como sendo "O Dia do Frevo de Bloco" , graças a iniciativa do ex- vereador Luiz Helvécio que elaborou oProjeto de Lei nº 17.026/2004, sancionado pelo ex-prefeito João Paulo. Ressaltamos que a data comemorativa é em homenagem ao compositor Edgard Moraes conhecido, também, como "O General Cinco Estrelas da Folia" -, e reconhecidamente um dos maiores compositores do gênero. Fazendo parte do nosso calendário cultural, essa comemoração ocorre anualmente no Pátio de São Pedro, com a participação de dezenas de Blocos Líricos, sendo o passo inicial do nosso carnaval. Começando por Banhistas do Pina e integrando-se a tantos outros blocos, o compositor Getúlio Cavalcanti - Príncipe dos Blocos -, parece não estar ainda satisfeito, pois, além de participar de inúmeros desfiles incentiva a criação de outras agremiações como um verdadeiro peregrino do frevo...


Dentre os seus vários sucessos destacamos: O Bom Sebastião, Boi Castanho, Cantigas de Roda, Você Gostou de Mim, culminando com a unanimidade do "Último Regresso", inconfundível hino do nosso carnaval. Entre 1975 e 2009, participou de 35 festivais e foi classificado28 vezes em primeiro lugar, 5 em segundo e 2 em terceiro. No seu acervo musical consta mais de 90 frevos de bloco. Por incrível que pareça, esse ícone do nosso carnaval é Cidadão de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ferreiros. Contudo, mesmo com um trabalho tão relevante pelo nosso carnaval iniciado há décadas, Recife o esqueceu e não o adotou como filho...


Para os seus admiradores será muito bom que nunca ocorra o último regresso. Torcemos para que seja sempre o penúltimo, para podermos apreciar e aplaudir todos os anos o Menestrel do nosso carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário