segunda-feira, 13 de setembro de 2010

15 Anos da LG Projet0s & Produções Artísticas


15 anos de LG Projetos & Produções Artísticas


João Araújo // Escritor
www.myspace.com/joaopoeta


Veiculado em Opinião, do Diário de Pernambuco em 11.09.2010


A história dos nossos patrimônios musicais é sempre marcada por momentos de abandono, sem aviso prévio ou causa justificada. Para usar uma metáfora numa perspectiva vitalista, o dado patrimônio musical "sente" a sombra de um apocalipse se aproximar sobre o seu universo particular e ameaçá-lo.


Mas ainda bem que se trata de um apocalipse secularizado, apenas por um intervalo de tempo, que se alarga sem desfecho e logo reverte o panorama negativo. Um exemplo desse sentimento de ameaça irrefletida pode ser dado com o frevo.

Parece que a história deste gênero tanto nos mostrou o quanto ele é especialista em "renascer das cinzas". O frevo já passou muito por altos e baixos, mas sempre conseguiu se reerguer, graças à determinação de alguns corajosos.

Aqui, gostaria de dedicar especial atenção ao caso da LG Projetos & Produções Artísticas, criada pelo médico, pianista, compositor e produtor cultural Luiz Guimarães Gomes de Sá, e que está completando 15 anos de intensas realizações.


Sob o lema da revitalização das raízes culturais de Pernambuco, enaltecimento dos valores musicais e divulgação de novos talentos, a LG já conta com um acervo de mais de 70 CDs de artistas e gêneros tão diversos quanto o frevo, o jazz, o blues, o choro, o baião, o bolero e a música clássica.

Com uma produção desta magnitude, conquistou um lugar de destaque no contexto fonográfico local e nacional pela qualidade das suas atividades. Exemplo disso foi a produção de vários CDs do Grupo SaGrama que já despontou no cenário nacional, nomeadamente, por ter sido responsável pela trilha sonora do filme O Auto da Compadecida, veiculado em minissérie pela Rede Globo. Também lembramos do Prêmio TIM 2006, quando Sivuca ganhou com a categoria de melhor solista através do CD Sivuca sinfônico, cujo Selo foi o da LG.


Mas gostaria aqui de focar atenção nos projetos originais de suma importância que esta produtora já dedicou ao frevo e que Luiz Guimarães teve a iniciativa de concretizar, dando ainda mais vitalidade ao gênero. Projetos como: Capiba Cidadão Frevo, a edição do primeiro Songbook de Frevo, a produção da Série Frevos de Rua Os Melhores do Século (4 volumes em CD), os CDs Evocando Nelson Ferreira, Coral Edgard Moraes e a edição do Songbook Frevo na Pauta, lançado em 2008, no encerramento das comemorações do Centenário do Frevo são provas inegáveis de uma capacidade de realização da qual o frevo tanto necessita para impulsionar a sua insurreição em momentos de crise e o seu fortalecimento para as gerações futuras.


Atitudes como as de Luiz Guimarães são dignas de aplausos pois não se trata, aqui, de uma intenção meramente empresarial. Trata-se do ideal de um especialista criterioso, do olhar de um compositor moderno, da preocupação de um entendido nas questões do frevo, em particular, e da cultura, em geral.


A LG muito nos orgulha com 15 anos de produções engajadas nos nossos patrimônios musicais. É sugestivo dizer que a Academia Pernambucana de Música festeja duplamente, já que no ano do seu Jubileu de Prata (fundada em 22.11.1985), tem Luiz Guimarães como membro da Cadeira Nº 17 (cujo Patrono é Luiz Gonzaga), sucedendo outro grande compositor: Luiz Bandeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário