terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FESTIVAL DE MÚSICA CARNAVALESCA



Luiz Guimarães Gomes de Sá
Publicado em Opinião, Diário de Pernambuco - 05.01.2011


Com base em Lei Municipal, a Prefeitura do Recife anualmente promove o Concurso de Música Carnavalesca. Na verdade a Lei deve ter pelo seu princípio a promoção e preservação do frevo, já que merecidamente é o cartão-postal do Recife. Contudo, há anos que esse evento é cercado de atropelos os mais variados, a começar da data do Edital e culminar com a produção e lançamento do CD, regra geral acontecendo de forma anacrônica em razão dos seus objetivos. Já tivemos um concurso em que chegou o CD, mas o encarte não deu tempo de ser feito...

Sempre questionei e afirmei que o problema jamais repousou nos compositores nem tampouco na direção musical, ou seja, ambos sempre cumpriram seus papéis no contexto. O que sempre faltou foi estrutura organizacional, e mesmo vontade política de fazer e fazer bem feito como sendo um compromisso cultural e não um simples cumprimento da Lei.

Vale ressaltar o esforço e competência do maestro Nenéu Liberalquino que extrapolava assuas alçadas dentro do possível, para que o concurso fosse feito da melhor forma. É voz unânime dos compositores que sua conduta e empenho sempre foram irrepreensíveis nesse contexto.


No concurso de 2010 os rumos foram mudados. Reconhecemos que toda uma infraestrutura foi oferecida para esse mister e vemos agora um bom resultado, confirmando nossa constatação de que faltavam gestão e vontade política. Ainda falta uma mídia mais intensa e a divulgação do edital bem mais cedo. Aqui fica uma sugestão: por que não divulgar o edital no dia 12 de março, data do aniversário da cidade do Recife?


Teríamos tempo suficiente para promover o festival e todos os seus desdobramentos até o lançamento do CD, que poderia ser na semana da música ou mesmo no dia do músico 22 de novembro de cada ano.


Desta feita foi dado um passo nessa caminhada que não deve parar e sim, ser aprimorado para não fazer somente por fazer. Fazer sim, com qualidade e compromisso com a nossa cultura carnavalesca.


Enfim, o Recife agradece, o frevo merece e os compositores terão mais entusiasmo para criar cada vez melhor suas obras musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário