quinta-feira, 8 de março de 2012

Luiz Gonzaga, imortal !


Publicado em Opinião - Diario de Pernambuco - 09.03.2012
Texto de Leny Amorim
Presidente da Academia Pernambucana de Música

 Luiz Gonzaga – O Nordeste que deu certo – o imortal! Marca mais um tento na saga de construir o país; as demais regiões sabem disso, principalmente, o sudeste, fruto do trabalho e compromisso da brava gente nordestina.

Luiz Gonzaga – nascido em Exu-PE em 13/12/1912, filho de seu Januário: “ Luiz respeita Januário”, e dona Santanna. Teve uma infância igual a muitos outros sertanejos sem muita chance. Ainda jovem, deixou sua terra natal (aparentemente) para trás, levando-a no seu coração. Ia tentar a vida em outras plagas, sendo o Rio de Janeiro o seu maior desafio de afirmação profissional; e que, nesse ano, devolve em consagração popular, todo o seu trabalho e dedicação.

Luiz Gonzaga – Imortal! Patrono da Academia Pernambucana de música – fundada em 22 de novembro 1985, teve sua cadeira ocupada pela 1ª vez , pelo compositor Luiz Bandeira (“Voltei Recife”) seu amigo pessoal e companheiro de muitas das suas viagens; atualmente, a referida vaga está ocupada pelo compositor Luiz Guimarães; a cadeira dos “Luiz”.

Luiz Gonzaga, gigante em Olinda, o canto do galo desde a madrugada e o rei da Sapucaí, fruto da criatividade de Paulo Barros e Priscila Mota – é o rei do baião no frevo, forró e samba. No seu repertório registramos a gravação de várias marchinhas, a partir de “Quer ir mais eu – vamos (1948), sucesso garantido nos carnavais seguintes.


Apesar da sua amizade com Capiba e Nelson Ferreira (também Patronos da Academia de Música), o seu maior sucesso é a música junina e temática: Xote das Meninas, ABC do sertão, Karolina com K, Apologia ao Jumento, Lá no meu Pé de Serra, Samarica Parteira, Pagode Russo, No meu Pé de Serra, Riacho do Navio, A Triste Partida entre muitos outros sucessos de domínio popular.


No Recife, conheceu o médico Zé Dantas, que se tornou um grande parceiro e cúmplice. Luiz Gonzaga, cantou as alegrias e o sofrimento de sua gente, demonstrando sempre grande sensibilidade para os problemas sociais da região, fazendo da sua voz o grande alerta para essa consciência nacional; sempre acompanhado pela “Asa Branca” - espraiava a magia da paz por Exu e qualquer lugar onde chegasse.

Luiz Gonzaga! O Rei sempre vivo no sertão, nos pampas, nas grandes capitais, nos gemidos de milhares de sanfonas, no coração da Sapucaí, e nos demais corações brasileiros.

Parabéns! Imortal Luiz Gonzaga – o Nordeste que deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário