sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Divulgado em Opinião do Diário de Pernambuco


O baile do frevo

 
Ao declarar no Diario de Pernambuco, Caderno Viver do dia 19 de janeiro, que o Baile Municipal este ano será o Baile do Frevo, o Prefeito Geraldo Júlio dá o primeiro passo pela valorização do nosso cartão postal musical – o frevo -. Por outro lado, ao anunciar que os artistas receberão os seus cachês até o final de março, ele quebra uma tradição nada agradável e de total desprestígio para os que fazem a nossa festa momesca.


Denota-se, assim, que a sua gestão será em ritmo de frevo, deixando de lado a lentidão da valsa no âmbito administrativo. Ao dar destaque maior para os inúmeros artistas locais, sem desmerecer, contudo, a presença de alguns convidados que podem fortalecer o brilho da grande festa, há claros indícios de que estamos entrando em uma nova fase de real valorização das nossas raízes culturais.


O momento é mais que auspicioso, já que o frevo é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e nos confere responsabilidade, também, de cunho institucional de preservá-lo e deixá-lo à altura desse honroso título.

Assim, as coisas vão acontecendo deixando evidente que a vontade política e a sensibilidade do homem público são superiores às dificuldades financeiras e, ainda, que uma boa gestão passa antes de tudo por um adequado planejamento, delegação de poderes e cobrança de resultados, parecendo-nos ser esse o seu propósito na condução da Prefeitura do Recife.


Como administrar é ser bem assessorado, não há duvida de que a nossa cultura estará bem servida com a presença da competente gestora Leda Alves, que responde pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife. Ela conduz em suas veias a sensibilidade artística e a seriedade administrativa, além de transitar livremente em todas as vertentes da nossa cultura popular.


Mesmo em clima do carnaval não estamos jogando confetes, nem tampouco, serpentinas, mas, sim, vivenciando uma realidade há muito desejada por todos aqueles que prezam e zelam pela cultura pernambucana.

Que outros carnavais venham para que se possamos ter cada vez mais vontade de fazer melhor para a nossa sociedade e, mostrar com firmeza e determinação, que somos capazes e temos o melhor carnaval do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário