sexta-feira, 20 de junho de 2014

     
A PAZ INTERIOR



Luiz Guimarães Gomes de Sá
Membro da Academia Pernambucana de Música
Publicação: Diário de Pernambuco 20/06/2014     

O homem na sua busca incessante pela felicidade necessita antes de tudo desfrutar da paz interior. Como poderemos definir essa paz? Poderia ser o estado de espírito ideal onde entramos em sintonia com as energias puras que existe no universo? Obviamente esse contexto é condizente com uma consciência tranquila e irrepreensível. Porém, quando ouvimos falar em paz interior fica subentendido que existe uma paz exterior... Então como conviver com esses dois núcleos universais que não raro, colidem em seus diversos pontos de vista?

A nossa individualidade quando junta-se às demais temos o que podemos chamar de existência coletiva. Assim, nossa contribuição para esse todo reside em buscarmos essa almejada paz interior que só depende de nós. É fato que sofremos as inúmeras influências em toda nossa vida e muitas vezes torna-se difícil escaparmos delas.


O esforço individual é necessário para que possamos dar o primeiro passo. Nunca deveremos esperar pelos outros, pois se assim procedermos todos poderão ter a mesma intenção e assim ninguém sai da inércia. Essa seria uma forma egoísta de agir que resulta em prejuízo para nós mesmos, pois se buscamos a paz interior devemos procurar o caminho para esse desiderato.

 
Se mergulharmos em nosso interior veremos quão egoístas somos, e essa desvirtude somada a tantas outras enredadas em nossa personalidade irá dificultar sobremaneira a nossa caminhada para a paz desejada.

Quando acumulamos virtudes esse trabalho torna-se mais leve e prazeroso. Assim, estaremos a cada dia que passa edificando um ambiente de felicidade e paz. Essa prática forçosamente atingirá também os nossos semelhantes. Dessa forma, aquela paz interior pertencente a cada um de nós será parte da paz coletiva de um processo evolutivo que inevitavelmente teremos que participar agora ou mais adiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário