terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ano novo e renovação

Resultado de imagem para imagem de um calendario

Publicado no Jornal do Commercio
Caminhos da Fé 13.01.2019

Ano Novo é prenúncio de esperança e fé nas realizações que nós farão felizes. É esse o sentimento da humanidade. Sem essa motivação o ser humano tem uma vida sem sentido. Sonhar é preciso, mas devemos lutar e despertar para a realidade que vivemos.

O esforço, e o denodo são a força motriz que nos tira da inércia. É necessário que tenhamos objetivos e, principalmente focar na almejada chegada... Como viajores do mundo a nossa bússola reflete a nossa vontade; a intenção o êxito, e a coragem é o oxigênio que nutre o sentimento de vitória.

Contudo as mudanças geralmente esperadas sempre recaem na vida material que nos consome e afasta do objetivo maior das nossas vidas que é a evolução espiritual. Como disse Divaldo Pereira Franco: "O que temos nós deixamos. O que somos nós levamos". Por sermos Espíritos, na partida para a verdadeira pátria levamos somente a "consciência". Ė nela que repousam as Leis de Deus e delas é que nos valeremos na outra dimensão da vida.

Destarte, não devemos olvidar as necessidades do Espírito, que sabidamente são muitas e devem ser priorizadas no contexto de nossas vidas. A razão é simples: a sua imortalidade é o motivo maior para que lhe dispensemos uma atenção especial.

Essa visão deve nortear nossos pensamentos e atitudes, já que resultarão na evolução esperada, segundo a Lei do Progresso do Criador. Um novo calendário surge e os dias que se sucederão estão sem conteúdo algum. Nós teremos a cada dia um novo renascer, uma nova oportunidade de evoluirmos e essa vivência interior só depende de nós.

Não devemos “terceirizar” responsabilidades como é comum acontecer. Devemos assumir nossos compromissos reencarnatórios e aguardar no final da jornada, o julgamento que nossa consciência nos fará.

Essa realidade permite que nos preparemos para fazer uma boa viagem de volta ao mundo dos Espíritos, e dependendo da nossa conduta no Orbe terrestre, iremos desfrutar momentos felicidade e paz correspondentes à nossa evolução espiritual.

Em 2 Coríntios 4:16 temos: ”Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.” Temos, ainda em Romanos 8:6 “A mentalidade da carne é morta, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.”

Encontramos ainda no Livro dos Espíritos Q. 132 - Qual o objetivo  da  encarnação  dos  Espíritos? - (...) Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. E Segundo Allan Kardec, “aquele que se esforça seriamente por se melhorar assegura para si a felicidade, já nesta vida”. (A vida é um livro que a cada dia nos apresenta uma nova lição).

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário