quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Diário de Pernambuco
Opinião dia 30 07 2009

BLOCO DA SAUDADE


Oportuna e muito feliz a iniciativa do Deputado Antônio Moraes, ao propor na Assembléia Legislativa que o Bloco da Saudade fosse considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

O sonho de Edgard Moraes aliado ao ideal de Antonio José Madureira e Marcelo Varela concretizou-se em 1974, e a cada ano se solidifica, quando nos deleitamos com as belas e grandiosas apresentações desse exuberante Bloco carnavalesco.

A história dos nossos carnavais jamais será contada sem a citação do Bloco da Saudade, por ser ele o baluarte dos nossos festejos de momo, pelo muito que representa para Pernambuco.

Os anos passam e os carnavais se sucedem com as oscilações socioeconômicas, onde outrora os bailes dos clubes eram o ponto alto do nosso tríduo momesco, e depois, veio a predominância do carnaval de rua.

Em qualquer dos contextos, os blocos cantam e en(cantam) com belas fantasias e canções que contagiam os foliões.

A valorização dos nossos festejos faz parte da preservação da nossa historia e precisa ser cada vez mais cultivada, para que esses registros se tornem elementos de pesquisa de um presente que um dia será passado.

Sem essa postura padeceremos pela omissão, e seremos um povo sem uma memória que possa inspirar outras gerações, para esse cultivo tão necessário que certamente fortalecer o nosso acervo cultural.

Esse mister não cabe somente aos homens públicos, engloba, também, a sociedade como um todo, os artistas, os historiadores e escritores que devem ter essa co-responsabilidade com as nossas causas e coisas.

Assim, teremos um espelho do que hoje vivenciamos e que servira de parâmetro para reflexão e estudo no futuro do comportamento do povo em nossa época, e também, para avaliação das mudanças que o tempo se encarregara de fazê-las.

A Lei que contempla o Bloco da Saudade como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, faz reviver o sentimento de pernambucanidade que deve estar sempre presente em todos nós, pela tradição e valores que temos no âmbito da cultura carnavalesca.

O gáudio é de todos os Blocos que em uníssono fazem o nosso carnaval, proporcionando um sentimento único e nostálgico ao relembrarmos os carnavais do passado, e na efusão dos carnavais de hoje, vislumbrarmos uma tênue sombra da saudade que vai chegar...

Parabéns ao Bloco da Saudade, ao Deputado Antonio Moraes pela iniciativa e ao povo pernambucano por mais uma conquista que fará parte da nossa historia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário