segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MASSACRE SOCIAL

Veiculado em Opiniao, do Dioário de Pernambuco, em 25.01.2011

A violência que graça no Brasil já faz parte de um capítulo nefasto de sua histária e, possivelmente, constará como um dos maiores problemas sociais que já vivenciamos, superando quem sabe, a própria fome que já vem sendo minimizada atualmente. É extremamente grave o momento porque passa a sociedade. Os meliantes não têm limites, já que nada é poupado. Não se contentam somente em assaltar, sendo esse o pretexto inicial de suas ações criminosas.


Fazem questão de aterrorizar o povo com os sucessivos arrastões e depredações de veículos que são destruídos por pura crueldade, sem falar, na violência física contra os ocupantes que às vezes escapam por puro milagre.


Quando falamos em violência urbana queremos generalizar essa tragédia, pois, não se restringe somente a essas regiões, tendo presença, também, no interior dos estados. A sociedade encontra-se refém sem nada poder fazer para enfrentar esses marginais fortemente armados, ficando como simples expectadora desse vandalismo que não sabemos quando será coibido com a mesma força com que atua.


As polícias também são vítimas e as forças armadas não ficam imunes a essas investidas e para completar esse caos, temos uma legislação branda e permissiva para os marginais que ao final têm mais direito do que o cidadão comum que é a força produtiva do país. Nada de concreto e eficaz é feito. Todos de braços cruzados assistindo a um filme que não é mais ficção, e sim, uma triste realidade do nosso dia a dia.


Com tudo isso, a população padece de uma verdadeira neurose pelos constantes transtornos e apreensões que enfrenta, pois, em casa ou nas ruas é desprovida de segurança. Essa situação já deveria ter merecido dos governos uma atenção maior, para que ações preventivas severas fossem feitas, pois, o problema é crônico. Mas, infelizmente, não se constitui em prioridade para os poderes constituídos, mesmo não estando eles livres da criminalidade, apesar de possuírem regalias que o povo em geral não tem.


Esse é o maior problema do cidadão brasileiro nos dias de hoje, onde a insegurança tira-lhe o sossego e tranqüilidade de vida no seu cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário