quarta-feira, 25 de maio de 2011

G E S T Ã O P Ú B L I C A

Opinião - Diário de Pernambuco

Recife, quarta-feira, 25 de maio de 2011


Dentre os inúmeros problemas que o Brasil enfrenta temos a gestão pública. Recentemente aflorou mais um escândalo desta feita, sobre a merenda escolar. Além do superfaturamento e as comissões que correm por fora, houve também, a irresponsabilidade dos prefeitos e secretários quanto ao armazenamento dos alimentos que ficaram vencidos e com péssima qualidade nutricional.

Esse descaso não fica somente nas merendas escolares. Não raro nos deparamos com notícias de medicamentos vencidos cujo destino é o lixo. Isso confirma que não há falta de dinheiro e sim de gestão. Por outro lado, lombadas eletrônicas ficaram por um longo período sem funcionar por conta do vencimento dos contratos. Tudo isso ocorre por falta de planejamento, estratégia de ação e agendamento dos compromissos. Até parece haver interesses em certas situações onde os vencimentos dos prazos obrigam a contratação de serviços ditos essenciais, sem os caminhos legais das licitações... Isso é comum ocorrer.

Temos ainda, as estradas brasileiras que são um verdadeiro caos. É preciso que ocorram acidentes graves e com grande repercussão para que façam os devidos reparos.


O que temos de evidente no planejamento e controle é na arrecadação de impostos. Nesse particular o governo é célere e eficiente. E mesmo com excelentes resultados a fome por mais arrecadação não para sendo um processo que diríamos compulsivo...

Vemos também, a policia anunciar reforço nas rondas em áreas onde a criminalidade está aumentada. Tenta dar satisfação ao povo, mas esquece que os marginais jamais voltarão para realizar os seus trabalhos naquela região onde ocorrerão os reforços policiais. Nunca eles anunciam que irão atuar em algum local, e sim, agem de surpresa. Será que as autoridades não percebem que o sigilo muitas vezes é o segredo do êxito nesses casos?

Enfim, padecemos da falta de planejamento, estratégia de ação, avaliação e cobrança de resultados. Vivemos sem gestão e sofremos de uma congestão administrativa crônica...

Luiz Guimarães Gomes de Sá




Nenhum comentário:

Postar um comentário