quinta-feira, 2 de junho de 2011

POEMA DA CRIAÇÃO



Em reunião da Academia Pernambucana de Música ocorrida no dia 25 de abril, de 2011, tivemos a oportunidade de ouvir de vários acadêmicos a forma e motivo que ensejaram algumas de suas composições. Presidida pela acadêmica Leny Amorim, estiveram presentes na reunião os acadêmicos e Maestros José Menezes, Moisés da Paixão, Ademir Araújo, Lúcia Couto, Yeda Lucena, Carmem Lúcia Amorim, Mirian Brindeiro e vários convidados. Foram explanados os motivos de suas composições, sendo eles os mais variados, ficando evidente que a imaginação humana é fértil e não tem fronteiras, haja vista a diversidade de inspirações que moldaram as peças musicais.


Contudo, nada obstante a originalidade de todos, a reunião teve um desfecho que trouxe emoção especial para os presentes por conta do Poema da Criação que teve uma história singular. No final de um dos cursos onde ministrava aulas de solfejo e percepção no Conservatório Pernambucano de Música, o Maestro José Gomes comentou que o método de Alexis de Garaudé utilizado para a matéria apesar de ser bom, pecava por ter poucos exercícios com compasso ternário. Então na última aula do ano ele procurou suprir essa lacuna. Observando o pentagrama no quadro negro com sua fértil imaginação, dirigiu-se até o piano e concretizou sua intenção. Essa peça ficou tão bela que ele foi instado por uma aluna (Eny Barreto), para completá-la para coral, e ainda deu nome a composição: Poema da Criação.


De início hesitou, mas depois buscou concluir aquele trabalho cujo início ocorreu sem nenhum propósito de torná-lo uma composição. Em sua explanação externou a forma como criou a seqüência harmônica, uma verdadeira aula para os presentes. Ao concluir indagou para si mesmo: “E agora? Como fazer a letra? Não faz parte do meu perfil...”. Ligou então, para a musicista e poetisa Mirian Brindeiro que em poucos dias aprontou a poesia que iria completar a bela obra.

Essa pérola musical foi cantada por um coral misto nessa reunião marcante da Academia Pernambucana de Música. A grandeza da peça foi reconhecida e hoje é o tema de encerramento do Congresso de Coralistas que anualmente ocorre em Minas Gerais. Com certeza o sopro Divino se fez presente de forma especial na criação dessa magistral obra musical...

Nenhum comentário:

Postar um comentário