sábado, 15 de março de 2014

Paço do Frevo

Luiz Guimarães Gomes de Sá

Membro da Academia Pernambucana de Música

Publicação: Diário de Pernambuco 15/03/2014
 


 
 
No dia do frevo (9 de fevereiro), ocorreu a inauguração do Paço do Frevo situado na Praça do Arsenal, local em que atuou a empresa inglesa Western Telegraph Compani Limited com atividade de comunicação. A partir daquela data esse espaço continuará comunicando-se com todo o mundo, contudo exclusivamente para divulgar as atividades ligadas ao nosso maior ritmo carnavalesco: o frevo.

Sendo ele Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade desde o dia 05 de dezembro de 2012, há anos que precisava ser revigorado e reconhecido no contexto da nossa cultura popular. Eu diria que não se trata de um “acerto de marcha”, mas no acerto do passo que apesar da demora, chegou!

Nos trabalhos que ali serão desenvolvidos teremos a história do frevo, vídeos, exposições, oficinas, aulas de dança dentre outras atividades. É um espaço com forte referência para o frevo que nesse seu primeiro centenário passou por fases difíceis por conta da falta de sensibilidade das gestões governamentais e ainda, com a acomodação do povo que não deixa de ser uma omissão repreensível.

Mas o tempo correu e tudo faz crer que estaremos doravante vivenciando novos rumos para que o frevo tenha sua glória no seu nascedouro, pois alhures ele já é majestade. No Paço do Frevo temos pessoas de alta relevância prestando suas inestimáveis colaborações, a exemplo dos maestros Edson Rodrigue, Nenéu Liberalquino, pianista Geraldo Vital, além de uma equipe que promete nos legar bons resultados nessa empreitada. Teremos oportunidade de divulgar de várias formas o frevo com partituras e gravações, que poderão chegar às mãos de pessoas em todo o mundo universalizando, assim, o nosso ritmo centenário.

Esse dever de casa não é somente da competência dos gestores governamentais. O povo precisa e deve contribuir para que esse orgulho não esmaeça no decorrer dos anos.


É preciso participar e cobrar resultados, pois afinal o carnaval é festa do povo e não devemos deixar tudo nas mãos dos governos. Temos todos nós a obrigação de zelar por esse Patrimônio. Quando cobramos devemos, também apresentar alternativas, pois a responsabilidade é de todos.

Assim, damos os parabéns ao Prefeito Geraldo Júlio e a Secretária de Cultura Leda Alves que nos brinda com o Paço do Frevo, digo melhor, Paço do Povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário