quinta-feira, 30 de outubro de 2014

As últimas eleições

Publicação: Opinião – Diário de Pernambuco 30/10/2014


 

No último domingo, depois de acirrada disputa, tivemos a reeleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República. Nada obstante as inúmeras denúncias de corrupção agravada com a da Petrobras, o Brasil, principalmente o Nordeste, preferiu reconduzir Dilma Rousseff à Presidência.

Essa eleição foi importante para a história do Brasil, um país dividido conforme o resultado do pleito nos mostra. Teremos mais quatro anos de governo petista, sendo fácil alcançarmos a intenção da perpetuação no poder do ex-presidente Lula. Esse entendimento é visível pelos fatos que observamos no dia a dia.

O momento é delicado com o retorno da inflação e o pífio crescimento do Brasil em 2014. Independentemente de fatores externos, houve equívocos na condução da política econômica que nos levaram à situação atual.

Temos ainda a nossa política externa que nos deixa apreensivos, face aos contratos feitos sem a devida transparência para regimes reconhecidamente ditatoriais que adotam medidas de cerceamentos, a exemplo do que ocorre em Cuba, Venezuela e Bolívia.

Esse caminho é temeroso, principalmente se considerarmos as ocorrências havidas em 1964, quando tivemos uma grave crise institucional. Agora, parece estarmos revivendo aquele trágico período...

O desenho do quadro eleitoral nos deixou levar a crer que teremos sérias dificuldades na governabilidade. São evidentes as preferências nas  diversas regiões e a composição política decorrente desse pleito. Para seguir adiante será preciso uma profunda avaliação desse quadro, que se não for bem conduzido, teremos agravada a situação da Nação.

Contudo, independente de ideologia devemos ficar vigilantes quanto ao desempenho do governo ora reconduzido, sendo as promessas de campanha objeto da nossa acurada observação para seu fiel cumprimento, cabendo ao mesmo uma grande responsabilidade no atendimento dos pleitos do povo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário