segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A prece e nossas angústias




Luiz Guimarães Gomes de Sá

Publicação:

Opinião do Diário de Pernambuco 24/11/2014 

Regra geral todos nós um dia precisamos realizar uma prece excetuando-se aqueles que são descrentes da existência de DEUS. O caminho para essa manifestação de fé não raro é antecedido por um estado de angústia que pode ou não ser acompanhado de uma dor física ou moral. Nessa hora, quando os meios materiais estão no limite para mitigar esse sofrimento, sempre apelamos para algo que não conhecemos fisicamente, mas aceitamos como um Ser Superior. Sabemos também que nosso estado de espírito guarda uma intensa e constante relação com os nossos acometimentos somáticos e há muitos que não admitem ou desconhecem as sutilezas que antecederam o nascimento e por consequência, o entendimento dos fatos que ocorrem em nossas vidas.

A nossa mente é a fonte de tudo onde emitimos e recebemos energias das mais variadas frequências. Formulamos através do pensamento nossas ações do cotidiano e mesmo aquelas que não praticamos de imediato permanecem armazenadas. Dependendo da qualidade e intensidade dessas energias, experimentamos situações as mais diversas que poderão atingir nosso corpo físico e mental. Acontece, porém que o cerne dos problemas vivenciados não se encontra no corpo e sim no espírito que se serve daquele para operacionalizar nossos atos.

 

Angustiados por qualquer motivo, a prece é o ancoradouro e alivio que temos através do sentimento puro, onde a humildade, a resignação e a fé são ingredientes indispensáveis para que tenhamos êxito em nossas pretensões que dependem ainda dos nossos méritos. Nesse momento grandioso as energias que nos cercam são refinadas e as frequências das mesmas sintonizam com outras do mesmo teor vibratório. Assim sentimo-nos aliviados e encorajados para seguirmos adiante. Esse momento de elevação ao Altíssimo não confere espaço para sentimentos menores, como o egoísmo, a inveja, a prepotência, a cólera e outros do gênero por serem incompatíveis com aquela sintonia sublime.

Lamentavelmente muitos de nós não percebemos que a prece é o alimento d´alma e que sem ela estaremos carentes das energias que nos cabe produzir e captar. Do ponto de vista médico temos as medidas preventivas que nos possibilitam a antecipação do tratamento dos problemas físicos de que somos suscetíveis. Isso é feito através de exames e também com o uso das vacinas. Contudo, não praticamos essa prevenção para as enfermidades d´alma que em realidade correspondem às várias experiências das nossas vidas neste ou em outros mundos...

Isto posto, independentemente da crença ou religião, todos nós sentimos a necessidade da prece que atua como um bálsamo em nossas vidas fortalecendo nossa coragem, perseverança e resignação para a caminhada que escolhemos fruto do que acordamos com o Criador para a elaboração do livro da nossa história, em cujo palco somos autores e atores, onde compartilhamos com out aros personagens o enfrentamento dos desafios do dia a dia...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário