terça-feira, 9 de agosto de 2016

A implosão do PT

Desbravando uma colcha de retalhos e buscando um equilíbrio a ponto de gerar um consenso político, o PT esgarçou-se ao longo desses treze anos. Os desacertos foram avolumando-se até que o PMDB rompeu a parceria de maior densidade na sua composição de governo. Quando era um partido pequeno, o PT fazia uma oposição cerrada e muitas vezes descabida. Era só para ser do contra! Parece até que gostava da batalha das palavras, dos embates no plenário. Depois quando assumiu o poder, tudo ou quase tudo que discordava começava a fazer, mas valendo-se da artimanha de mudar a palavra ou algo simples para tornar-se o “pai do menino”. Essa prática nada honesta serviu por muito tempo de bandeira para se fincar no poder.

Com medidas populistas o partido conseguiu avançar nos redutos dos mais desfavorecidos, onde manteve uma série de benefícios sociais que antes já tinham sido implantados. Mas buscou ampliar esse trabalho conquistando o espaço importante para seu projeto de governo. Fez também de forma desastrada um aparelhamento na sua estrutura administrativa, esbanjando no número de ministérios e cargos, sem avaliar o quanto isso representaria aos cofres da nação. Deslumbrou-se com a fama a partir do segundo mandato do ex-presidente Lula, o que hoje  custa ao partido muito caro a sobrevivência. O PT que era o padrão de honestidade que a principio o povo esperava, tornou-se o partido mais corrupto que já houve no Brasil.

Não havia medida! Cada ministério que adotasse a sua prática desonesta a ponto de banalizar a fraude, o roubo e a mentira. Foram treze anos de assalto ao erário! A partir dos cartões corporativos que se tornaram “questão de segurança nacional”, e neles tudo que se possa imaginar era debitado “a serviço do povo...”.

O povo suportou até exaurir os limites da paciência! Os fatos eram cada dia mais gritantes, mais graves. Nos Correios, durante a última campanha eleitoral um vídeo estampou encontro de militantes utilizando a máquina daquela Instituição sem o mínimo pudor. Era o bastante para configurar-se em delito eleitoral... Os fundos de pensão não ficaram imunes à virulência do roubo desenfreado. Difícil será encontrar um ministério onde esse alcance não ocorrera.

O que seria um alento para o povo que clama por dias melhores, tornou-se um pesadelo dos maiores que o Brasil já teve. Hoje temos uma inflação sem controle, uma dívida pública exorbitante, além de outras mazelas herdadas do governo petista. Antes da proposta de  impeachment o ex-presidente Lula pedia “paciência” ao Congresso para que o Brasil voltasse a crescer... Qual seria o milagre que ele iria sugerir? Estranho ele solicitar esse prazo! Qual a sua intenção por trás disso, se o Foro de São Paulo deixa bem claro os caminhos que ele buscava para o Brasil?

Agindo como tartufo, ludibriou muitos e desencantou milhões! Essa foi a postura de um ex-presidente que teve tudo para ficar no lado bom da nossa História. Preferiu, contudo ser absorvido pela vaidade transitando por caminhos tortuosos. Hoje vive no ostracismo vendo seu partido decadente que não deixará saudades...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário