sábado, 24 de setembro de 2016

Descobrindo um novo eu


 

 
 
Publicado na Coluna Caminhos da Fé do
Jornal do Commercio
19.09.2016

A maior contenda que o ser humano tem é aquela travada no seu interior. É lá que encontraremos nossa realidade como seres humanos. Porém é difícil entendermos esse labirinto de questionamentos que teremos.

Ao navegar nos mares revoltos do nosso âmago, teremos revelações que não percebemos no alvoroço do cotidiano. Contudo faz-se necessário um mergulho profundo para que possamos avaliar nossas inúmeras imperfeições oriundas das vidas pretéritas.

A ingente dificuldade ocorre por conta do nosso egoísmo, que serve de empecilho para a nossa evolução espiritual. Trata-se de trabalho constante e perseverante que nos levará também à prática da indulgência para os nossos semelhantes, admitindo seus equívocos, que não raro, são bem menores do que os nossos...

É preciso humildade e paciência para adentrar nesse meandro interior. Lembremo-nos de encarar esse novo horizonte como um diálogo harmonioso. Não devemos cair no clima de conflitos e sim, procuremos compreender as nossas práticas diárias e corrigir gradualmente nossas imperfeições. Quando desnudarmos esse “eu” desconhecido, façamos a depuração necessária para a nossa evolução de forma gradativa e constante.

Ressaltamos que essa transformação é um processo não devendo haver açodamento na sua realização. Somos Espíritos com longas vivências e não temos condições de atingirmos em uma única encarnação a perfeição relativa que nos espera. A coragem e a perseverança são dois pilares que nos fortalecem nesse empreendimento.

Perscrutar esse mundo “invisível” é a única forma de descobrirmos nossa essência e refletindo sobre os ensinamentos de Jesus, iremos verificar quão imperfeitos ainda somos. Essa atividade diária irá nos transformar interiormente e trazer-nos uma visão bem diferente daquela vivenciada no mundo exterior com o qual nos relacionamos. Dado o primeiro passo, tenhamos a convicção de que estaremos construindo o novo “eu” ajustado aos ensinamentos e práticas que Jesus nos deixou.

Ao nos modificarmos através dessa nova ótica de vida, estaremos irradiando energias positivas e contagiantes no meio em que vivemos, e nossos circundantes serão também beneficiados pela psicosfera que criamos.

Quando Jesus disse, segundo Mateus 5.16 “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”, exortou-nos à busca dessa luz ainda não revelada que fará despertar novos caminhos que iremos palmilhar na longa viagem de  existências...


 
O Espírito é como um diamante, que para reluzir precisa ser lapidado".
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário