terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Todo processo tem seu curso natural

Publicado no Jornal do Commércio
Caminhos da Fé 28.11.2016

Na grande sinfonia das nossas existências constantemente saímos do ritmo e afinação em relação aos preceitos que o Cristo nos legou. Os sons que emitimos por pensamentos ou atos destoam da sinfonia da paz e da felicidade tanto nossa quanto dos nossos semelhantes...

Descuidamos da afinação do nosso instrumento principal que é o pensamento. A partir dele é que compomos a pauta que será seguida ao executarmos a programação a ser cumprida em mais uma etapa da vida.

O pentagrama que nos é ofertado pelo Criador para compormos a nossa melodia confere-nos  pleno direito de escolha daquilo que planejamos realizar. Se as virtudes como o amor e a caridade, que carregam em seus cernes o que mais puro existe, são destaques, teremos ao final da apresentação uma felicidade indescritível...

Contudo se falhamos na concepção e elaboração da obra iremos amargar dissabores e agruras no porvir, já que colheremos o fruto mal irrigado e pouco zelado. Esse descompasso nos remeterá a sofrimentos que nós mesmos buscamos ao plantarmos sementes enfermas. Esse estado de espírito que construímos não será útil para nós, nem para os irmãos que nos cercam. O primor da peça está em sua feitura e dela dependerá o resultado sonoro que irá ecoar em nossas consciências. Essa percepção se faz notar, já que sentiremos que aqueles atos equivocados deixarão marcas que teremos infalivelmente que reparar...

Procuremos, pois afastar esses “ruídos” que prejudicam os nossos passos diários na caminhada inexorável que temos que fazer, maculando a harmonia tão desejada para evoluirmos espiritualmente. O esforço para esse mister é inteiramente nosso! Não dependemos de outrem para palmilharmos estradas menos acidentadas...

Para tal, a perseverança, fé e esperança são o suporte nos quais devemos nos valer, inclusive a paciência é uma virtude indispensável para esse desiderato. Sem ela tudo estará fadado ao insucesso, já que ao cultiva-la temos oportunidade para reflexões que direcionarão nossas atitudes construídas no pensamento diário.

Como dádiva Divina nessa orquestra somos compositores, instrumentistas e regentes, cabendo-nos total responsabilidade no efeito sonoro que iremos produzir. Mas nesse contexto devemos admitir que os ensaios tornam-se imprescindíveis para a consecução desse trabalho.

É nesse ponto que devemos ter consciência de que a Terra serve de estágio probatório e exige provas daquilo que praticamos. Assim sendo, os deslizes durante esse processo de maturação espiritual devem ser devidamente alinhados ao longo dos dias. A tarefa é árdua, já que nossos arquivos estão repletos de registros nefastos de vidas passadas e presentemente nossa evolução dependerá do descortino de tantas imperfeições que nos assolam no cotidiano.

Tenhamos ainda convicção de que o processo tem seu curso natural e não devemos nos cobrar resultados imediatos nem tempestivos. A perseverança se faz necessária para que sejamos exitosos.

Enfim, a sinfonia por enquanto está inacabada! Mas o tempo testemunhará o esforço empreendido para sua conclusão, que após a longa trajetória teremos o repouso duradouro com a paz excelsa que buscamos nesse caminhar evolutivo. “Nossa harmonia interior é fruto das nossas conquistas diárias que, por sua vez, dependem da qualidade dos nossos pensamentos”.

 Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário