terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Nos bastidores d´alma

 
 
 
Publicado no Jornal do Commércio
Caminhos da Fé - 12.12.2016
 
No palco da vida os espetáculos que assistimos regra geral, são voltados para os acontecimentos sociais, ou seja, aqueles fatos e coisas que nos trazem impacto quando nos integramos e interagimos diariamente. É natural que isso ocorra considerando-se que tudo aquilo que está ao alcance dos olhos do corpo físico favorece a nossa percepção, ação e reação. Mas por outro lado temos um vasto arsenal praticamente ausente do espetáculo dos nossos dias. É nele que repousa um tesouro onde raramente buscamos conhecer o seu inestimável valor. Estamos falando das nossas “consciências”.

Se realizarmos um mergulho em nosso interior conseguiremos obter conhecimentos que nos libertarão das amarras das nossas incontáveis imperfeições ali cristalizadas. A dificuldade para esse mister é grande mas superável se tivermos perseverança nessa procura.  Iremos obter a cada dia informações que nos motivarão a continuar burilando esse lugar tão próximo, onde se encontram os registros dos nossos atos, que certamente continuamos a realizá-los da mesma forma e intensidade por ser esse o “molde” que temos para nos espelharmos... Teremos também o alerta para nossas tendências na presente existência possibilitando-nos também uma reflexão lógica e real para ajustarmos nossos rumos.

Nessa descoberta vamos encontrar impulsos e índoles em nosso “eu” que estão encobertos pelo desconhecimento. Para galgarmos os degraus da evolução é preciso que nos esforcemos, buscando nesse interior profundo respostas às inúmeras dúvidas e questionamentos que ainda existem em nossas mentes.

Sem esse trabalho perseverante estaremos estagnados, contrariando a Lei do Progresso que a Divindade decretou e que está vincula às nossas inúmeras existências. Tendo consciência dessa obrigação que será útil para a nossa caminhada, só nos resta enfrentar as dificuldades a serem vencidas, pois só dependem de cada um de nós os passos de nossa elevação intelectual e moral. Esses são os dois pilares que sustentarão nosso crescimento perante o Criador.

Devemos também entender que nosso objetivo na vida é essencialmente evolutivo. Nesse processo é imperioso que conheçamos a nós mesmos, já que não se pode progredir naquilo que se desconhece... Essas investidas contínuas são os desafios que temos para procedermos à reforma íntima necessária para os nossos propósitos de crescimento.

No livro Buscai e Achareis pg.10, psicografado por Francisco Cândido Xavier, temos entre outras, mensagens do Espírito Emmanuel: “As provas na Terra apresentam sempre o lado de luz de que são mensageiras. Entretanto, para observá-lo, urge reconhecer os sinônimos espirituais de que essas mesmas provas se revestem, como sejam: (...) encargo difícil - privilégio; dever cumprido - senda libertadora; lesão congênita - corrigenda no espírito; adversários - fiscais proveitosos; crítica - apelo a burilamento; lar em discórdia - área de resgate; parente complexo - dívida em cobrança;  sacrifício - crescimento espiritual;”.(Grifos nosso)

Tanto mais intensas forem essas revelações e seus ajustes, tanto melhor será o nosso progresso e assim procedendo, estaremos plantando novas sementes que servirão de alicerce para as caminhadas futuras que nos esperam...

Luiz Guimarães Gomes de Sá 
Trabalhador do Centro Caminhando Para Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário