terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Religiosidade, microcalia e aborto

Publicado no Jornal do Commércio
Coluna Caminhos da Fé - 12.12.2016

 

O mundo vive por esses tempos um problema que envolve a todos: a microcefalia. Trata-se de uma má formação congênita que assusta e apavora os pais que estarão submetidos a essa prova. É inconteste esse drama hora vivenciado em todo o mundo.

De um lado, conviver com um filho acometido de uma má formação que exige estudos profundos sem ainda vislumbramos uma vacina - por sua complexidade -, ja se constitui em um problema.

O grau de dificuldade em lidar com essa enfermidade justifica sua denominação: Síndrome Congênita do Vírus Zika,. O drama se aprofunda ainda mais, quando não existe um modelo assistencial específico para esse enfrentamento, aliado às precárias condições da saúde pública em nosso país. Esse é o lado físico do problema.

Porém existe algo muito sério de cunho religioso e moral a ser refletido! O verdadeiro cristão que admite que a Divindade nada realiza de forma imperfeita, jamais deverá pensar em ceifar uma vida indefesa, e mesmo que a vítima pudesse ter o direito de se defender, esse ato é inconcebível.

Fala-se ser  “direito da mulher” cuidar e fazer o que lhe aprouver no seu corpo. Contudo no ato do aborto ela não lida somente com o seu corpo. Ela destrói uma vida sobre a qual tem uma imensa responsabilidade, impedindo que aquele Espírito venha cumprir a missão acordada com a Espiritualidade Superior.

Quando temos nos sagrados mandamentos “não matarás”, não há exceção nessa Lei Divina. Ela é imutável, pois Deus é sabedoria suprema e rege todas as leis da natureza sem equívocos... O ato de matar um ser independe se é por conta do “corpo da mulher”, mas implica tão somente em transgredir a Lei Divina de forma cruel e inadmissível.

Aquele ser que está por nascer poderá servir como uma prova para os pais ou uma expiação nessa nova existência. Ao interromper essa vida estará a mulher tolhendo o “direito” que Deus concedeu ao Espírito que deseja cumprir a sua tarefa no Orbe.

O que garante a mulher essa prerrogativa de impedir o curso de uma vida que somente Deus tem o  direito de tirar? Ela tem o livre arbítrio para os seus atos e reportando-nos a lei da causa e efeito, essa atitude não ficará no esquecimento da Lei Divina.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.IV, Item 5, temos a palavra de Jesus: ”(...) Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” É necessário que as mães e os pais tomem consciência da responsabilidade que assumem quando da geração de um ser... Teremos ainda a cobrança dos nossos atos quando à luz das nossas consciências cintilarem como sinal de alerta, na oportunidade em que ficarmos lúcidos quanto aos nossos passados. Alem disso, as leis humanas também serão acionadas para que seja feita justiça pelo crime cometido.

Assim vemos que o ato intencional de tirar uma vida é por si só motivo de remorso e sofrimento, e ainda, por ser interrompida uma missão do indefeso estará, também a autora adquirindo problemas futuros quanto a obsessão que sofrera por aquele a quem prejudicou. Em Mc 10:14-15, Jesus disse “ (...) Deixai vir a mim os pequeninos. Não os impeçais, pois deles é o Reino de Deus”.”Com toda a certeza vos asseguro: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, jamais terá acesso a ele”.(Grifo nosso).

Essas afirmativas do Mestre nos exortam a respeitar primeiramente a Lei divina no seu 5º Mandamento. Estando o Planeta Terra em vias de transição para Planeta de Regeneração, a culpa de quem assim procede aumentará substancialmente, visto que poderá estar impedindo a última oportunidade daquele irmão encarnar nesse Planeta. Imaginemos o quanto será cobrada aquela que assim proceder?

 Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalhador do Centro Espírita Caminhando Para Jesus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário