terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

As bênçãos da caridade


Resultado de imagem para foto de maos abencoando


Publicado no Jornal do Commercio 30.01.2017
Caminhos da Fé


Muitos de nós não alcançamos os frutos que a caridade nos oferece. Não que devamos realizá-la esperando recompensas, mas no ato desse sublime sentimento há forças que nos unem de forma invisível e entrelaçam energias benéficas a quem oferta e a quem recebe. A caridade é uma via de mão dupla.

No momento em que nos dispomos à doação de afeto e compreensão estamos emitindo energias sutis, leves e imperceptíveis. Aquele que se gratifica pela receptividade do ato, obviamente vive momentos de elevação e certamente de gratidão. Essa simbiose energética concorre para o surgimento de um clima inenarrável, onde vibrações de um mesmo teor e intensidade se unem formando um campo magnético favorável a ambos.

Mas aquele que se doa mesmo sem pretensões outras e de forma “anônima” tem o privilégio de desfrutar, também da felicidade e emoções advindas desse ato de amor. Essa reciprocidade cria no ambiente comum um astral altamente positivo que se irradia pelos que se encontram no derredor. No livro União em Jesus psicografado por Francisco Cândido Xavier temos a mensagem de Bezerra de Menezes: “(...) Caridade será sempre o traço de união entre o Discípulo e o Mestre, entre a Criatura e o Criador.”.

Esse pequeno evento isolado, mas de dimensões que fogem ao nosso conhecimento proporciona uma psicosfera de luz que se espraia no cosmo. Nunca é demais ressaltar que a nossa mente é energia, é força motriz e através dela, poderemos modificar o clima beligerante que reina no Orbe. Ainda na mesma fonte colhemos de Bezerra de Menezes: “(...) Caridade, sim, para todos, porque todos somos mendigos de algo à frente de Deus”.

Imaginemos se toda a humanidade dispusesse de pelos menos dez minutos por dia para orar? Quantas energias iriam se multiplicar beneficiando a todos, já que somos sem exceção, vítimas ou beneficiados pelas energias que emitimos ou recebemos?

Essa convicção reforça a necessidade de depurarmos nossos pensamentos levando-nos através da reforma íntima ao necessário estado de elevação mental, que por sua vez nos propicia a construção de novos rumos em nossas existências. Contudo a essência da caridade consiste na boa intenção e desprendimento de quem a pratica.

É preciso que tenhamos pureza d´alma para que essa prática que revela nossos corações seja plenamente exitosa. (O amor nos conduz ao ato de caridade, que nos conforta ao vermos felizes aqueles a quem servimos).

Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário