quarta-feira, 4 de abril de 2018

Jesus o médico das almas

Resultado de imagem para imagem de jesus cuidando de alguem


Publicado no Jornal do Commércio
Caminhos da Fé 22.01.2018

Peregrinos em busca da melhora espiritual e estagiando nas incontáveis casas do Pai, todos nós encontramos desafios. É um caminhar constante e alviçareiro que ao longo das existências consolida o aprimoramento das nossas qualidades pelas experiências adquiridas. Nesse trajeto padecemos das enfermidades próprias das imperfeições que possuímos.

Valemo-nos dos médicos terráqueos para minimizar nossas dores e sofrimentos. Sempre há alívios que nos reparam as forças através da assistência que recebemos. Contudo não esqueçamos de que “as doenças do corpo são reflexos das mazelas da alma”! É nela que estão incrustadas todas as imperfeições que nos fazem padecer. Em “reduto egoísta” mantemos arquivados de forma impensada os sentimentos inferiores que nos escravizam há séculos.

A medicina terrena ajuda-nos quanto às dores que nos acometem. Mas Jesus como médico das almas - é o remédio que ira nos libertar -, visto que n´alma é que se encontram as causas dos nossos sofrimentos. Jesus não nos trará alivio provisório e sim a cura definitiva que precisamos. É Ele que possui a moral - como arsenal terapêutico para o Espírito -, capaz de expurgar todas as nossas iniquidades.

Esse é o remédio que afastará as recidivas como sói acontecer em nós. Sua Luz iluminará as trevas em que nos encontramos, trazendo-nos o horizonte da Paz que ofereceu conforme temos em João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

É nessa perspectiva que devemos nortear nossas vidas, espelhando-nos Nele. No livro O médico Jesus, de Jose Carlos de Lucca, encontramos na pg.22: “(...) Tramamos nossas próprias doenças mediante desequilíbrios que se sucedem no tempo”.

As nossas células apresentam no seu trabalho incessante o resultado das energias que emanam dos nossos pensamentos. O processo fisiológico responderá por sua vez, conforme a intensidade e qualidade daquilo que pensamos e projetamos na prática diária. Pensando mal criamos atmosferas densas, nocivas e o prejuízo se inicia em nós mesmos. Cuidamos diariamente da higiene do corpo, mas negligenciamos o expurgo do nosso “lixo mental”... Dessa forma os remédios continuarão sendo meros paliativos que minimizam os efeitos, mas deixam permanentes as causas.

Não esqueçamos de que a sabedoria de viver tem origem em nossos pensamentos. Resulta desse processo a nossa vontade, que por sua vez, nos dará como consequência a atitude. Assim decretamos o nosso bem ou mal estar que repercutirá em nossa higidez física e mental. Mas fazendo a nossa parte teremos sempre Jesus - o médico dos médicos -, a nos assistir. (A mente semeia; cabe ao corpo a colheita).

Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário