quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Música e cidadania




Música e cidadania
Publicado em Opinião do Diário de Pernambuco, em 27.09.2012

No dia 5 de setembro último, a comunidade do Iraque foi agraciada com o convênio celebrado entre a Polícia Militar de Pernambuco e a Academia Pernambucana de Música, para viabilizar o projeto Profissionalizar, Musicalizar, Proporcionando Expectativas. Esse trabalho tem uma grande relevância e visa ensinar música às crianças que ali residem, oportunizando a inclusão social das mesmas, visto que, vivem em risco de se envolverem com drogas e outras mazelas que minam a nossa sociedade.

O convênio foi festivamente celebrado na Igreja de Santa Luzia, espaço cedido pelo pároco Ismael Vieira Moreira, com a colaboração do secretário Sérgio Lira, unindo assim, de forma histórica, os esforços da Polícia Militar e o trabalho incansável de Leny Amorim, presidente da Academia Pernambucana de Música. Dessa forma, tornar-se-á viável o sonho que ela sempre acalentou e somam-se esforços para o trabalho que já vem sendo realizado pela Escola Sol Maior, administrada por aquele Sodalício. Emoção especial sentiu Leny Amorim ao receber o abraço de um integrante da Banda da Polícia Militar, que já havia residido na comunidade do Iraque.

Vale ressaltar o empenho do coronel Gilmar Araújo, que teve o apoio incondicional do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Luiz Aureliano de Barros Correia, que esteve presente à solenidade, ocasião em que os músicos da gloriosa corporação fizeram brilhante apresentação. Tivemos, ainda, a participação dos Meninos de Caruaru do Monte Bom Jesus, onde crianças já inseridas nesse contexto educacional confirmaram que a música é um excelente instrumento de inclusão social que conforta o corpo e eleva o espírito.

Essa aproximação da polícia com as comunidades tem uma conotação bem diferente daquela habitualmente feita, como asseverou o coronel Luiz Aureliano de Barros Correia, comandante-geral da corporação, pois aborda os moradores de forma preventiva oferecendo às crianças um novo horizonte de vida, evitando ter que fazê-lo com ações repressivas. Um trabalho dessa envergadura merece e precisa do apoio de toda a sociedade, pois, todos nós dependemos desses resultados para termos minimizados os índices de criminalidade ora existentes.
 
Há várias formas de colaborar, tais como: a oferta de lanches para as crianças, doação de instrumentos, fardamentos e até prêmios para aqueles que mais se destacarem no aprendizado musical. Assim, as empresas poderão dar uma grande contribuição à sociedade, tornando-se aliadas a esse excelente exemplo de inclusão social, podendo até obter algum incentivo governamental para esse mister. Todos aqueles que estiverem engajados nesse trabalho merecerão os nossos aplausos.




 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário