segunda-feira, 27 de março de 2017

Reféns do passado

 Publicado no Jornal do Commercio  em  27.03.2017
 Caminhos da Fé


“Ninguém se afasta do seu perfil por muito tempo...”. Desconheço o autor desta frase, mas entendo seja ela em parte, verdadeira. Qual a razão que levou alguém a se expressar dessa maneira? Alguma reflexão deve ter existido, já que pelo que percebemos, essa assertiva tem uma relação muito próxima de todos nós. Contudo apesar da afirmação acima, pela Lei do Progresso do Criador o processo evolutivo nos levará à redenção com um perfil sólido e irreversível voltado para a seara bem.

As marcas ainda indeléveis que temos de vidas pretéritas permeiam nossos pensamentos e consequentemente os atos do cotidiano. Pelo arcabouço que construímos durante todas as encarnações vividas, os registros de nossas ações estão cravados no perispírito. Assim aquelas atitudes do passado fustigam-nos como rastros que nos levam a praticá-las diuturnamente. O discernimento é que nos dará a possibilidade de frenar tais impulsos que irão de alguma forma perpetuar nossa caminhada, já que por serem equívocos, trarão dificuldades maiores para nos libertarmos dessas amarras que nos aprisionam.

Então qual seria o caminho ou alternativa para nos livrarmos desses momentos que insuflam nossos sentimentos negativos? Como poderemos proceder para mudarmos esse foco? Em primeiro lugar temos o tempo que é inexorável, e mais cedo ou mais tarde teremos essa libertação. Contudo poderemos minimizar essas agruras dependendo da nossa perseverança e boa escolha da caminhada pretendida.
 
Para tal, devemos valer-nos de Jesus dádiva Divina! É através Dele que o Criador repousou a esperança da nossa melhora e consequente evolução para nos tornarmos Espíritos de luz e fazermos parte da constelação maior onde poderemos servir ao Pai misericordioso.

Ele que nos deixou a santa palavra e o exemplo, constitui-se na única esperança que temos para desfrutarmos dessa libertação. Qual o tempo para atingirmos esse desiderato? Dependerá de cada um, cabendo refletir e discernir o que será melhor para chegarmos à seara do bem e conquistarmos a Luz excelsa que sempre estará reluzindo a nossa espera.
 
O livre arbítrio nos faculta essa escolha sendo a prerrogativa igual para todos nós. A Justiça Divina não distingue credo ou raça, já que temos um único Pai de amor e bondade querendo o melhor para seus filhos, mesmo ainda sendo pecadores e desvirtuados no caminho... 

Seguindo os ensinamentos que Jesus nos deixou, nada deveremos temer, mesmo porque não há outra alternativa da qual possamos nos valer. É por Ele e com Ele que travaremos essa batalha interior que favorecerá o crescimento do nosso Espírito e com essa elevação alcançaremos a felicidade que o Pai nos reservou, tornando-nos colaboradores da constante construção da sua Obra sublime e infinita!“O perdão exalta o coração e revela a grandeza d´alma.”

Luiz Guimarães Gomes de Sá
Trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário